sábado, 19 de junho de 2010

Frigorífico fecha e região é a pior no ranking do emprego

Demissão em maio representa queda de 3,13% em relação a mês anterior

Ademir Terradas
Agência BOM DIA

O fechamento do frigorífico Sertanejo de Guapiaçu em maio fez a região despencar no ranking de empregos divulgado nesta quarta-feira pela Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Nos 102 municípios que compõem a região, foram extintas 2.250 vagas de trabalho na indústria, o que representa queda de 3,13% na comparação com o mês anterior.

O desempenho foi o pior entre as 17 regionais da Ciesp no estado no período. A penúltima colocada foi a região de São Carlos, onde a queda foi de 1,12%.

O frigorífico de Guapiaçu dispensou 900 funcionários no início de maio, quando fechou as portas. Apesar da queda em maio, no acumulado do ano o crescimento de vagas é de 2,69%, o que, para o Ciesp, demonstra o bom momento da economia local.

“Foi um caso pontual. A indústria da região está se saindo bem e as vagas perdidas em maio devem ser recuperadas ao longo do ano”, diz José Luiz Franzotti, diretor regional do Ciesp.

O melhor desempenho na pesquisa foi do setor de produtos de madeira, que inclui as fábricas de móveis, onde houve aumento de 12,5% no número de contratados.

Questão é pontual e tendência é positiva

Os trabalhadores da região de Rio Preto podem ficar despreocupados. O índice de empregos do Ciesp de maio não reflete o ambiente econômico que pode ser observado aqui. Os números são ruins em virtude de um fato isolado, o fechamento do Sertanejo em Guapiaçu. A tendência daqui para frente é de crescimento.

Fonte: Rede Bom Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.