Izabela Vasconcelos
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, afirmou que o jornalismo online está acomodado com as facilidades que a web oferece. De acordo com o ministro, que também é jornalista, essa postura compromete o relacionamento com as fontes.
“O jornalismo está acomodado, sentado, o que resulta na banalização da apuração e pesquisa. O fato de o jornalista não poder sair da redação prejudica a relação com a fonte”, criticou.
Como exemplo, Miguel Jorge lembrou de seu relacionamento como fonte para outros jornalistas. “Tenho apenas uns seis jornalistas que me consideram como fonte, que mantém contato constante, mas isso é pouco”.
O resultado, segundo o ministro, é a falta de diversidade de fontes e o problema da reputação. “Não existe bom jornalismo sem boas fontes. Também é importante ampliar o conjunto de fontes. A pouca diversidade de fontes compromete o debate nos jornais”.
Para o ministro, a culpa é da velocidade frenética das redações online. “O jornalismo da era digital está cheio de equívocos. A velocidade está acima de credibilidade. O que falta hoje são mais repórteres com tempo e capacidade para ver e ouvir”, defendeu.
Miguel Jorge participou de painel no Congresso Mega Brasil de Comunicação, nesta sexta-feira (28/05) em São Paulo. O jornalista foi mediado pelo diretor de Assuntos Corporativos da Alcoa, Nemércio Nogueira.
Fonte: Comunique-se
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.