sábado, 19 de junho de 2010

Pecuaristas fazem protesto

O frigorífico Frialto, de Matupá, parou suas atividades, demitiu mais de 350, e dispensou outras centenas de funcionários. O maior impasse da unidade de Matupá foram às dívidas contraídas junto aos produtores com a compra de gado para o abate.

Funcionários foram demitidos, o abate ficou parado e o produtor sem receber. Nesta semana o frigorífico resolveu readmitir uma grande quantidade de funcionários que foram dispensados e tiveram início novamente as atividades com abate; o que acabou revoltando a classe dos pecuaristas é que ainda possuem dinheiro para receber do frigorífico.

Mais de 20 produtores iniciaram um protesto em frente ao frigorífico para que as atividades fossem paralisadas até que todas as dívidas estivessem sanadas.

Os produtores querem uma data para o recebimento, alegando que possuem compromissos a serem cumpridos com funcionários, comércio local e outros credores. O valor da dívida com os pecuaristas ultrapassa a casa dos R$ 2 milhões.

A concentração dos produtores permaneceu durante toda a manhã em frente a indústria de abate em busca de uma saída para a crise, a presidente do Sindicato Rural de Matupá, Cecília Stafuza, está ajudando a intermediar as discussões e um grande passo já foi dado.

Segundo ela, será montada uma comissão com representantes dos produtores e com representantes do frigorífico para tentar uma saída emergencial para o problema.

O Frigorífico Frialto entrou com uma recuperação judicial. Em um prazo de 60 dias terá que ser apresentado à justiça o plano de recuperação judicial, e os credores poderão começar a receber.

Fonte: Jornal Mato Grosso do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.