quinta-feira, 24 de junho de 2010

Prefeitura fecha parceria com Instituto Vital Brazil

Município passará a fazer testes em
gestantes para prevenir doenças nos fetos

Representantes do Instituto Vital Brazil (IVB) reuniram-se semana passada, com o prefeito Heródoto Bento de Mello, no gabinete do chefe do executivo municipal para definir parcerias em benefício de Nova Friburgo. O diálogo entre a prefeitura e o órgão estadual caminha no sentido da possibilidade da construção de centros de pesquisas e inovação tecnológica no município, aproveitando a rica biodiversidade da mata atlântica friburguense.

A prospecção à diversidade de espécies nativas da natureza local já está em andamento, realizada por técnicos do instituto. Em fase já de implantação, está o programa de atenção à gestante, que viabiliza testes pré-natais que podem detectar doenças como HIV, sífilis, hepatite B e toxoplasmose, além de averiguar níveis de glicose e hemoglobina

O teste pré-natal é feito de maneira preventiva, a fim de que anormalidades detectadas nos exames sejam rapidamente tratadas antes de afetarem os fetos. O procedimento, que será brevemente inserido nas 16 unidades da rede de atendimento à saúde do município (maternidade, postos, hospital), entrará na grade de treinamento dos técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos, instruídos especificamente para a coleta do sangue da gestante.

Segundo o gerente do Programa de Triagem Pré-Natal do IVB, Marco Appolinário, Nova Friburgo está entre os 20 municípios do interior do Estado que iniciarão os testes. As amostras são remetidas para análise ao IVB e retornam às unidades com os resultados. O acompanhamento da evolução do tratamento também é feito pelo órgão.

No encontro, estiveram presentes ainda representantes das secretarias de Ciência e Tecnologia, de Planejamento e da Fundação Municipal de Saúde, que designará um coordenador da saúde da mulher para implantação do teste pré-natal nas unidades de saúde pública do município.

Instituto Vital Brazil

O Instituto Vital Brazil foi criado em 03 de julho de 1919, pelo médico Vital Brazil Mineiro da Campanha. Ocupa uma área de 100 mil m2 e edificação de 20 mil m2, no bairro de Santa Rosa, na cidade de Niterói, RJ. O IVB é um dos laboratórios oficiais existentes no Brasil.

O instituto atende a todo o setor público, com a produção de medicamentos, produtos biológicos, quimioterápicos e imunobiológicos de uso humano. Realiza estudos e pesquisas no campo farmacêutico, biológico, econômico e social. Serviços que vão dos diagnósticos laboratoriais e epidemiológicos a programas de controle de doenças que ameacem a saúde pública do Estado do Rio de Janeiro.
 
Fonte: SECOM/NF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.