sábado, 5 de junho de 2010

PRIMEIRA MÃO: Nova Friburgo na luta pela erradicação do trabalho infantil

Debate que envolverá sociedade civil e poderes públicos
abordará ‘O que pode ser feito?’ para resolver o problema

O Ministério Público do Trabalho, com apoio da Secretaria Municipal de Educação de Nova Friburgo promove, na próxima terça-feira, 08, a partir das 8h30, no teatro do Centro de Atividades do Sesc, mais uma ação do Projeto MPT nas escolas “Brincar, estudar, viver... Trabalhar só quando crescer”. Este evento, aberto a toda comunidade, constará de um debate sobre o tema ‘Trabalho infantil, o que pode ser feito?’ – no qual se tratará da erradicação do trabalho infantil no município.

Durante o evento, será lançado o Fórum Municipal de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, que consiste no objetivo de articular, mobilizar e sensibilizar a sociedade friburguense no combate ao trabalho de crianças e na proteção ao trabalhador adolescente. Toda esta atenção relativa aos direitos da criança e do adolescente friburguenses em prol da proteção dos mesmos é uma parceria da Prefeitura, através da Secretaria de Educação, e a Procuradoria do Trabalho no município, que vêm desenvolvendo este trabalho desde março nas escolas públicas da rede de ensino.

Neste debate, estarão presentes representantes de órgãos públicos, como a Procuradoria do Trabalho em Nova Friburgo, os Conselhos da Criança e Adolescente e Tutelar, OAB, Justiça do Trabalho, Ministério Público Estadual e Federal, Ministério do Trabalho e Emprego, Justiça Federal, Sesc e Senai, além de autoridades representativas das secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência, Desenvolvimento Social e Trabalho.

Segundo a coordenadora do projeto ‘MPT nas Escolas’, da rede municipal de ensino, professora Andréa Amador Storck Silva, “desde março a Procuradoria do Trabalho no município e a Secretaria municipal de Educação estão desenvolvendo o projeto nas unidades escolares com o objetivo de promover ações voltadas para a promoção do debate dos temas relativos aos direitos da criança e do adolescente e à respectiva proteção desse público”.

O teatro do Sesc fica localizado na avenida Presidente Costa e Silva, 231.

Fonte: SECOM/NF

Um comentário:

  1. Boa iniciativa da Prefeitura e do Ministério Público. Meus cumprimentos pela divulgação.

    ResponderExcluir

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.