quinta-feira, 17 de junho de 2010

Vendas do varejo da construção acumulam alta de 9,5% em 2010

Anamaco projeta o melhor ano da história para o setor

Luís Artur Nogueira, de EXAME.com

São Paulo - As vendas das lojas de material de construção cresceram 8% em maio ante abril, e 12% na comparação com o mesmo período de 2009. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (14) pela Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), entidade que representa as 138 mil lojas do setor no país.

De janeiro a maio, o segmento de material de construção cresceu 9,5% sobre o mesmo período do ano passado. "2010 tem tudo para ser o melhor ano da história para o setor da construção civil", diz Cláudio Conz, presidente da Anamaco.

Segundo os dados da entidade, a expectativa de crescimento do setor no ano de 2010 aumentou de 10% para 11%. Contribuem para esse desempenho a manutenção da desoneração do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) e as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do programa "Minha Casa, Minha Vida".

Para a Anamaco, a redução do IPI foi uma das principais responsáveis pela recuperação do setor nos últimos 12 meses, em que o crescimento registrado foi de 6,5%. "As vendas dos produtos beneficiados com a redução do imposto cresceram 20% nos últimos 12 meses. Na prática, esses materiais ficaram em média 8,5% mais baratos para o consumidor final e isso manteve o setor aquecido. Esses itens são importantes porque representam 25% do mix de uma loja", explica Conz.

Segundo ele, a manutenção da redução do imposto tem gerado ótimos resultados para o setor. "Estávamos passando por um período de antecipação de compras antes do anúncio da prorrogação da redução até o final do ano. O nosso setor funciona um pouco diferente dos demais. Material de construção não se compra por impulso, é uma compra planejada, muito bem pensada", esclarece.

Fonte: Portal Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.