terça-feira, 6 de julho de 2010

Exigir mais impulsiona inovação, diz pesquisa

Estudo revela que executivos são mais inovadores quando são responsabilizados por tarefas além de sua função

Luciana Carvalho, de EXAME.com

São Paulo - Quanto mais metas e responsabilidades um gestor tiver além do que ele pode controlar diretamente, mais soluções inovadoras ele vai propor. Esta foi a conclusão de um estudo de campo de Robert Simons, pesquisador da Harvard Business School, nos Estados Unidos.

Ele analisou 102 organizações de vários setores para entender melhor o conflito entre manter os resultados e a posição no mercado e, ao mesmo tempo, pensar em novos produtos e oportunidades inovadoras. Simons viu que as empresas podem priorizar esses objetivos de duas formas: alterando os recursos disponíveis ao gerente ou os parâmetros de avaliação do mesmo.

Em 70% das empresas, os gestores foram orientados a cumprir metas que ultrapassavam os recursos controlados por eles. Esse desequilíbrio foi proposital, para incentivar os gestores a criarem estratégias inovadoras.

Para impulsionar a inovação em um banco de investimentos, por exemplo, os chefes dos grupos de trabalho ficaram responsáveis por dar continuidade aos seus próprios negócios, sendo livres para escolher como distribuir recursos e quando reduzir os gastos para aumentar os lucros. Antes, eles eram incumbidos apenas por uma gama pequena de tarefas pré-definidas. Essa mudança fez com que eles buscassem soluções inovadoras para cumprir as novas tarefas.

Em uma outra empresa, ao contrário, os gestores queriam controlar mais as operações e limitar a inovação, para reduzir custos e ser mais eficiente. Para cumprir esses objetivos, as áreas de responsabilidade dos gestores passaram a ser rigorosamente definidas, com normas claras de desempenho. O resultado foi menos inovação e mais precisão nos resultados.

Fonte: Portal Exame

Um comentário:

  1. Muito bom. No livro "Drive" do Daniel Pink existem explicações para isto. é vital que as pessoas tenham autonomia e possibilidade de buscar a excelência. Só não ficou claro no estudo onde fica o papel do "propósito". Mas vou procurar o estudo completo para ver.
    Abs

    ResponderExcluir

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.