segunda-feira, 5 de julho de 2010

Firjan realiza Giro SENAI Móveis no Auditório do SENAI

Principais tendências do setor moveleiro chegam à região

Pelo segundo ano consecutivo, o Sistema FIRJAN promove, no estado do Rio de Janeiro, o Giro SENAI Móveis, com o objetivo de apresentar, aos empresários do setor moveleiro, o Caderno de Referências em Mobiliário 2011, que traz as principais tendências da indústria nacional e internacional. Depois de passar por Cabo Frio, Campos e Volta Redonda, o evento chegará à Nova Friburgo, na próxima quinta-feira, dia 8 de julho, e será realizado no Auditório do SENAI, às 18h.

O Caderno de Referências é o resultado de observações dos técnicos do SENAI de dez estados diferentes por meio da visita aos principais eventos nacionais e internacionais do setor. Além disso, também serão apresentadas as observações que os técnicos do SENAI MODA & DESIGN do Sistema FIRJAN fizeram durante ao Salão Internacional de Milão, a maior e mais importante feira de móveis do mundo.

“Estamos empenhados em sensibilizar empresários para a importância do design na produção, que hoje é essencial. Este caderno tornou-se uma ferramenta fundamental de diferenciação e competitividade da indústria moveleira, em especial para as pequenas e microempresas”, afirma Cristiane Alves, gerente do SENAI Moda e Design.

DESIGN E TECNOLOGIA - O especialista em Design e Tecnologia de Móveis do Sistema Firjan, Demetrius Vasques Cruz e o convidado Bernardo Senna, um dos mais importantes designers brasileiros contemporâneos, que estiveram no Salão Internacional de Milão em abril deste ano, prepararam um material visual com diversas fotos, comentários e reflexões quanto às principais tendências no mundo na área de design de móveis lá observadas.

A idéia não é apenas divulgar o que foi observado no Salão Internacional, mas democratizar as informações e perceber como os profissionais brasileiros reagirão a elas. “A intenção não é expor, tão somente, o que foi visto em Milão para que os designers cariocas copiem o que foi mostrado por lá. Nós queremos chamar à atenção dos profissionais brasileiros quanto à importância da originalidade dos projetos tendo como referencia os aspectos culturais, étnicos e sociais do nosso mercado. O objetivo é usar o material como inspiração”, destaca Vasques.

Para o Caderno Referências em Mobiliário 2011, as tendências são apresentadas a partir dos cinco sentidos humanos: Visão, Audição, Tato, Olfato e Paladar. A proposta desta edição do Caderno é mostrar como a quantidade de informação absorvida pelos cinco sentidos no dia-a-dia das pessoas pode ser trabalhada na criação de produtos.

Sustentabilidade e Novas Tecnologias

Segundo os dois consultores de design da FIRJAN, dois temas dominaram as produções do evento lançador de tendências: sustentabilidade e novas tecnologias.

“Observamos peças mais simples, pensadas para evitar desperdícios, com costuras e acabamentos mais aparentes”, afirma Bernardo Senna, consultor do SENAI Moda e Design, que notou ainda uma neutralidade nas cores, resultado do impacto que a crise econômica mundial teve, principalmente, na Europa. “O branco, o preto e o bege predominaram. Pouquíssimas empresas se arriscaram nas cores”, completa.

Já as novas tecnologias permitem maior controle sobre a produção e é uma importante ferramenta de competição com produtos elaborados a custos bem menores, como os chineses, por exemplo. “Os novos equipamentos são mais fáceis de serem manipulados e conseguem controlar, por computador, várias etapas da produção. É possível interferir num determinado momento sem prejudicar a eficiência do processo como um todo”, explica Demetrius Vasques Cruz.

Design como qualidade de vida

Se num primeiro momento o termo pode parecer abstrato, os resultados na prática comprovam, logo em seguida, que o design tornou-se essencial para o empresário que busca um produto diferenciado e competitivo. Com o crescimento do poder aquisitivo das classes C e D, a empresa que já entende esse conceito leva vantagem sobre os seus concorrentes.

“O consumidor está sendo educado e começa a ser cada vez mais exigente. Hoje, ele não leva só em conta o preço. Ele quer, sim, opções de produtos mais em conta, mas também escolhe aqueles que sejam diferentes, especiais. O design proporciona isso”, afirma Senna.

Com força no Brasil desde os anos 80, o design é o resultado da interação entre o produto e o usuário. “Em resumo, essa é uma ferramenta relacionada com a qualidade de vida. Busca menos impacto no meio ambiente, além da satisfação física, emocional e psicológica do indivíduo”, encerra o consultor do SENAI Moda e Design.

O Caderno

O Caderno de Referências em Mobiliário é resultado do esforço de 10 Departamentos Regionais (DRs) do SENAI, com o apoio do SENAI-DN. E esta foi a primeira vez que o estado fluminense ficou responsável por seu lançamento, que aconteceu em março durante as Olimpíadas do Conhecimento.

As inscrições para as palestras do Giro SENAI Móveis são gratuitas e as vagas limitadas. Basta acessar o site do Sistema FIRJAN (www.firjan.org.br); solicitar inscrições via e-mail: rr.friburgo@firjan.org.br ou via Central de Atendimento, pelo 0800 0231 231.

SERVIÇO
EVENTO: LANÇAMENTO - GIRO SENAI MÓVEIS
DATA: QUINTA-FEIRA, 8 DE JULHO
HORÁRIO: 18 H
LOCAL: AUDITÓRIO DO SENAI
ENDEREÇO: RUA JOSÉ EUGÊNIO MULLER, 220 - CENTRO – NOVA FRIBURGO.

Mais Informações:
Assessoria de Comunicação Firjan/CIRJ - Friburgo
Representação Regional Centro-Norte Fluminense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.