segunda-feira, 5 de julho de 2010

Sri Lanka anuncia que vai importar frango do Brasil

Campinas, 5 de Julho de 2010 - Segundo o Colombo Page, jornal virtual publicado na capital política do Sri Lanka, Colombo, o governo local decidiu importar três mil toneladas de carne de frango para fazer frente a um déficit do produto no mercado interno. Conforme o jornal, a despeito dos preços dos alimentos serem controlados, o preço do frango vem registrando forte escalada nos últimos tempos.

Atualmente, o Sri Lanka produz ao redor de nove mil toneladas anuais de carne de frango, enquanto o consumo é pelo menos um terço maior, chegando a 12 mil toneladas. Daí a necessidade de importar. Mas segundo Johnston Fernando, Ministro de Cooperativas e Comércio Interno do Sri Lanka, o governo vai manter o monopólio das importações, não só como forma de proteção dos avicultores locais, mas também para regular o mercado.

As importações serão efetuadas do Brasil e realizadas através da Sathosa, nome popular dado à Cooperative Wholesale Establishment (CWE), empresa estatal cujo objetivo principal é garantir a normalidade de abastecimento e preços do Sri Lanka, em especial na área de alimentos.

Não há dados recentes sobre eventuais importações de carne do frango do Brasil pelo Sri Lanka. Porém, informações de 2009 da UBABEF dão conta da compra, no ano passado, de 519.336 quilos de frango no mercado brasileiro. Ou seja: as importações deste ano podem mais do que quintuplicar.

Fonte: Avisite

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.