sábado, 3 de julho de 2010

Tráfico de drogas faz lotar prisão de Nova Friburgo

Carceragem da cidade que tem vaga para 60 está com 120 presos.
Apreensão de drogas também cresceu no município serrano.

Do Bom Dia Rio

O tráfico de drogas faz lotar as prisões de todo o país. Em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, a situação também é preocupante. A carceragem da cidade abriga 120 detentos num espaço onde cabem apenas 60.

Segundo o Ministério da Justiça, 75 em cada cem presos respondem por tráfico. Este balanço é divulgado a cada seis meses pelo Sistema Integrado de Informações Penitenciárias vinculado ao ministério.

O estudo revelou o crescimento do número de presos indiciados por tráfico de drogas. Os dados são relativos ao ano passado. Em todo o país, mais de 85 mil detentos respondem pelo crime, que ocupa o primeiro lugar na lista, com 18,5% dos presos, seguido pelos crimes de roubo.

No estado do Rio o perfil do preso é diferente. O primeiro lugar da lista é ocupado pelo roubo qualificado (13,96%), enquanto prisões por tráfico estão em segundo. Já Nova Friburgo se aproxima da realidade nacional. Na cidade serrana, o tráfico de drogas é o crime que mais leva pessoas à prisão, segundo a Polícia Civil. Setenta e cinco dos presos encarcerados no município respondem pelo crime.

O número de apreensões também cresceu. O Instituto de Segurança Pública (ISP) registrou 72, de janeiro a abril deste ano. No mesmo período de 2009 foram 64 apreensões.

O aumento do número de prisões esbarra em outro problema crítico na cidade: a superlotação. No Brasil, para cada dez vagas existem 16 presos. Em Nova Friburgo essa conta é ainda mais preocupante. Segundo o Conselho Comunitário de Segurança, a carceragem da cidade abriga 120 detentos num espaço onde cabem apenas 60, o dobro da capacidade.

A assessoria de imprensa do Programa Delegacia Legal informou que não há previsão de construção de uma casa de custódia na cidade.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.