segunda-feira, 16 de agosto de 2010

7ª Mostra de Cinema Popular Brasileiro inscreve até sexta, 13

Evento acontecerá em outubro com entrada franca, em Lumiar e São Pedro da Serra

Estão abertas, até esta sexta-feira, 13, as inscrições de filmes para a 7ª Mostra Cinema Popular Brasileiro. A Mostra acontece nos distritos de Lumiar e São Pedro da Serra desde 2004 e já exibiu filmes consagrados da cinematografia nacional, levando cinema para as respectivas comunidades, que até então não tinham nenhum contato com a sétima arte.

O tema da Mostra Cinema Popular Brasileiro deste ano é o som no cinema: ‘Cinema para os Ouvidos’, privilegiando filmes que abordam a sonoridade, a musicalidade, a trilha sonora e os aspectos do som na narração da história fílmica.

O evento acontecerá entre os dias 01 e 03 de outubro na Euterpe Lumiarense, em Lumiar e no Espaço Cultural São Pedro da Serra e abarcará, além das exibições gratuitas de filmes infantis, documentários e obras ficcionais e experimentais de curta, média e longa duração, uma oficina de som com cineasta e professor da Escola de Cinema Darcy Ribeiro (RJ), Andreson Carvalho.

Todos os filmes enviados para a Mostra farão parte do acervo da Videoteca Cinema Popular Brasileiro e terão a oportunidade de serem apresentados em diversos circuitos alternativos de exibição em todo o Brasil.

Idealizadora da Mostra, a jornalista Leonor Bianchi, destaca o pioneirismo do projeto no município de Nova Friburgo e comenta que, além de ampliar a janela para o cinema nacional e contribuir para a formação de platéia nas localidades, a Mostra já é um evento consolidado e, no ano passado, foi incluída no calendário oficial de atividades culturais e turísticas de Nova Friburgo.

“O projeto começou em 2004 com a exibição do curta-metragem ‘O Povo do Cinema de Lumiar’. Após o sucesso dessa primeira edição, o evento tomou força e está cada vez maior, possibilitando o acesso dos moradores de Nova Friburgo, sobretudo os de sua área rural à arte cinematográfica”. – explica.

A 7ª Mostra Cinema Popular Brasileiro é produzida pela Associação Cultural Cinema Popular Brasileiro em co-produção com o Cineclube Lumiar e conta, desde 2005, com o apoio da Ong Educari e do Espaço Cultural São Pedro da Serra.

As inscrições de filmes são gratuitas e podem ser feitas até o dia 13 de agosto, através do site: www.mostracinemapopularbrasileiro.wordpress.com

Fonte: SECOM/NF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.