quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Como Pernalonga e sua turma planejam crescer no Brasil

Warner aposta no relançamento dos personagens para dobrar o ritmo de expansão da marca Looney Tunes no país

Tatiana Vaz, de EXAME.com

São Paulo - Em junho do ano que vem, Pernalonga e Patolino, clássicos personagens Looney Tunes, não morarão mais no mato, mas nos subúrbios de uma grande cidade. Eles serão vizinhos de Eufrazino, Vovó, Piu-Piu e Frajola, e encomendarão suas compras pela Internet, ao som de rap e rock, entre outros ritmos contemporâneos.

As mudanças fazem parte de uma estratégia mundial traçada pela Warner, criadora e licenciadora da marca, para renovar o conteúdo de um dos desenhos mais populares já criados pela companhia. Nos Estados Unidos, os novos episódios começam a ser exibidos no início de 2011 e, no Brasil, a novidade chega às telas dos canais SBT (rede aberta) e Cartoon Network (por assinatura) no segundo semestre.

Até os desenhos animados chegarem às tevês, doses "homeopáticas" das mudanças dos personagens poderão ser conferidas nos cinemas. Nesta semana, a primeira delas pode ser vista no Shopping Frei Caneca, na capital paulista, com a exibição do curta-metragem das aventuras de Coiote e Papa-léguas antes do filme "Como Cães e Gatos 2 - A Vingança de Kitty Galore", também da Warner.

"O traço dos desenhos está mais moderno, a proporção dos personagens também", afirma Marcos Bandeira de Mello, gerente-geral da Warner Bros. Consumer Products no Brasil. "O fato de o curta ser em 3D dá a impressão de que a perseguição ao Papa-léguas não está sendo feita pelo Coiote e sim por quem está assistindo ao vídeo".

Desenho de negócio

Com o relançamento de Looney Tunes, a Warner espera multiplicar o faturamento obtido pela marca no mundo - a companhia não abre números, mas afirma que a turma dos personagens está entre as três mais lucrativas do grupo, junto dos DC Comics (que inclui Batman, Super-Homem, entre outros super heróis) e as aventuras de Scooby Doo.

Apenas por aqui, a companhia espera aumentar a receita com licenciamento dos produtos Looney Tunes em 11% neste ano. "Com o relançamento dos personagens, em 2011, nossa expectativa é de crescer, no mínimo, outros 22% em receita com licenciamento da marca no país", afirma Mello.

Algumas ações que contribuirão para isso são as de promoções e eventos, como o Looney Tunes Sports Day, que será realizado ainda este ano e que contará com parceria da Track&Field, rede de roupas e artigos esportivos presente em dez estados. "Nossa ideia é cada vez mais atrelar a imagens de Looney Tunes com ações esportivas, que promovam qualidade de vida", diz o gerente-geral.

Personagens em todos os setores

Entre os planos da Warner no Brasil, também está o aumento de 20% no número de distribuidores licenciados da marca. Atualmente, a empresa conta com 40 parceiros, entre fornecedores de vestuário, material escolar e alimentos. A companhia também pretende aumentar a participação de produtos da marca no setor de bebidas e promoções, além de ganhar mais espaço na região nordeste do país.

A empresa já vinha se preparando para alcançar esses objetivos. No início de 2009, a Warner dobrou os profissionais de sua área de criação no Brasil para garantir mais rapidez e qualidade na aprovação de produtos licenciados.

"Começamos a ter uma atitude mais ativa em relação aos parceiros, com a criação de itens e uma maior liberdade comercial e criativa em relação aos outros países em que atuamos", diz Mello.

De acordo com o executivo, essa autonomia de criação mostra como o Brasil é hoje um dos países mais importantes para o grupo Warner. "O faturamento da companhia por aqui cresce a uma média superior a quase todo o resto do mundo, por isso a companhia tem dado uma atenção especial aos negócios no Brasil". Nesse ritmo, quem sabe, um dia, Pernalonga e sua turma não decidam se mudar para uma imaginária cidade tropical?

Fonte: Portal Exame

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