sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Empréstimos do BNDES são centro de polêmica

O dinheiro do cofre bilionário do BNDES estaria indo para as mãos de algumas poucas empresas, o que tem gerado muita polêmica. Nos últimos meses, o banco responsável por financiar os grandes investimentos no Brasil está no centro das discussões. O dinheiro do cofre bilionário do BNDES estaria indo para as mãos de algumas poucas empresas, o que tem gerado muita polêmica.
O BNDES é um banco de 56 anos e existe exatamente para reduzir os custos de financiamento, de investimento. Ele sempre teve uma oferta de dinheiro mais barata, sempre foi assim.

Só que agora a discussão ocorre por muitos motivos. Um deles é a concentração: o dinheiro vai para poucas empresas. Por exemplo: a ajuda na época da crise, para capital de giro, foi para apenas 14 empresas. Algumas receberam R$ 800 milhões, como a Votorantim. Desse capital, 57% foi para 12 empresas.

Antes, o banco emprestava dinheiro do Fundo de Amparo do Trabalhador e recursos que voltavam de empréstimos antigos. Agora, é dinheiro do Tesouro.

Um dos casos que está gerando muita polêmica é o empréstimo excessivo para o setor de frigoríficos. O BNDES negou para muitos frigoríficos e deu muito dinheiro para dois. Um dos empréstimos não paga juros durante um ano e é para compra de um frigorífico no exterior. Ou seja, não cria um emprego no Brasil, não cria investimentos no Brasil.

Os empresários fizeram um manifesto em defesa do BNDES. Não é o banco que está sendo atacado, mas as escolhas que a direção está fazendo.
 
Fonte: PortalMS.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.