sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Governo de Nova Friburgo resgata dignidade também no ensino

E.M Helena Coutinho: mais uma escola da rede
municipal totalmente reformada, foi entregue à
comunidade de Olaria na última segunda-feira

Compromisso com o ensino de qualidade. Foi com esta afirmativa que a Secretária municipal de Educação, professora Ledir Porto, juntamente com o prefeito Heródoto Bento de Mello, demais secretários municipais e equipe de gestão da rede educacional pública do Município, reinaugurou ao final da tarde da última segunda-feira, 16, a Escola Municipal Helena Coutinho, no loteamento Nosso Sonho, em Olaria.

Depois de um ano e meio à frente da Secretaria, a professora Ledir e o prefeito Heródoto entregaram à comunidade, uma escola, totalmente remodelada, não só em termos estruturais, mas também, com relação ao conceito de engajamento de toda a equipe de profissionais da Secretaria, que trabalham comprometidos em oferecer aos alunos da rede municipal friburguense um “ensino digno e de qualidade”.

- Quando assumimos a Secretaria, em janeiro de 2009, fizemos uma reunião nesta mesma escola com os pais dos alunos, para que, juntos, chegássemos a um consenso sobre o que fazer com esta unidade, uma vez que ela era uma das 19 escolas que estavam interditadas pela Defesa Civil do Município.

“Hoje, um ano depois, volto aqui para agradecer a compreensão dos pais, que confiaram em nosso trabalho, principalmente por que tivemos necessidade de transferir os alunos, temporariamente, para o Ciep Licínio Teixeira, na Via Expressa e também, posteriormente, para as dependências da Igreja do Evangelho Quadrangular”. - explicou a secretária, aproveitando também para agradecer, especialmente, à FAOL, concessionária de transportes coletivos, que foi nossa parceira, transportando diariamente os alunos aqui da escola com total segurança. A secretária Ledir fez questão ainda de agradecer ao pastor Jorge, por ter cedido o espaço da igreja.

Aluno e poeta

Em cerimônia marcada por uma bonita apresentação de chorinho, e também pela execução do Hino de Nova Friburgo, por alunos de cavaquinho e teclado do professor Ezequiel Espírito Santo, do Ponto de Cultura de Olaria - setor subordinado à Secretaria Municipal de Cultura, o estudante Caio Velozo, representando todos os alunos da escola, surpreendeu o prefeito e demais autoridades, que assistiram encantados a declamação de uma poesia, de sua própria autoria, e traduzindo todo o sentimento que a escola Helena Coutinho representa, não só em termos de ensino, mas também na transformação e construção de um ser humano melhor.

Discurso da Secretária ressalta a
realidade das escolas municipais

Durante seu breve agradecimento aos presentes, a secretária afirmou que há dez anos, a Escola Helena Coutinho agonizava. Não haviam sido feitos nenhum tipo de reparos ou melhorias para os alunos daquela comunidade. E foi “uma alegria muito grande entregá-la aos estudantes, totalmente reconstruída, reanimada, viva! Este trabalho é resultado de todos os envolvidos, desde os pais até os profissionais como serventes, merendeiras, inspetoras de alunos, enfim, de todos. A rede municipal de ensino está voltando a ser respeitada e o ensino público não vai dever em nada às escolas particulares da cidade. O nosso comprometimento está relacionado ao futuro digno de nossos alunos”, finalizou Ledir.

E as iniciativas comprovam o discurso da Secretaria. Na mesma semana, o setor da Prefeitura fez a terceira inauguração: primeiro foi a 19ª biblioteca escolar, na E. M. Francisco Silveira, no condomínio Vale das Rosas (Jardim Califórnia, em Conselheiro Paulino), com nome em homenagem à Yvonne de Oliveira Silva Lo Bianco, educadora de várias gerações friburguenses e, depois, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) vereador Irineu Mineiro, no Catarcione.

Uma das 19 unidades da rede de ensino do Município, interditadas pela Defesa Civil, no início do ano passado - do total de quase 30 escolas que foram entregues pelo Governo anterior, sem condições de funcionamento por estarem com suas estruturas comprometidas, a escola Helena Coutinho é a quarta unidade escolar totalmente reformada em um ano e meio da atual gestão municipal, que prepara ainda reforma e construção de outras unidades, a exemplo da E. M Acyr Spitz, em Lumiar, que atualmente funciona na sede da Ação Rural.

Ações que viram resultados

Em breve pronunciamento, o secretário de Governo, Bráulio Rezende destacou a missão do governo, que consiste nos investimentos que o empenho do Executivo está trazendo para Nova Friburgo. O secretário relembrou como as escolas municipais foram entregues pelo último governo – “mais de 30 sem a menor condição de uso e muitas ameaçando a vida de alunos”.

Falou ainda do empenho em transformar para melhor as condições dos usuários do setor de Saúde, sobretudo das obras do Hospital Municipal Raul Sertã. Citou também as precárias condições de pontes nos distritos de Lumiar que afirmou serem 13 ao todo, que serão reconstruídas, e, na localidade de Baixada de Salinas, no distrito de São Lourenço, onde serão aproximadamente dez desses equipamentos urbanos que carecem de melhoria.

Braulio Rezende anunciou ainda a ampliação dos recursos em obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), para estender a canalização do rio Bengalas até o centro da cidade; a obtenção de recursos junto ao Governo federal, no valor de R$ 45 milhões de reais para investir em obras em encostas nas áreas de riscos e citou ainda o projeto ‘NOVA CIDADE’, onde serão construídas as duas mil casas, num bairro moderno, completamente urbanizado, com toda infraestrutura e serviços. Finalizando seu pronunciamento, o Secretário agradeceu à Câmara dos Vereadores por ajudar o Governo municipal, a trabalhar em prol da sociedade friburguenses, aprovando e viabilizando os projetos e os trabalhos do Executivo na cidade.

Heródoto: a formação com base da sociedade

Para o prefeito e engenheiro Heródoto Bento de Mello, a base da sociedade está em torno da formação que a criança terá em todo o decorrer da vida. “O problema da sociedade de um modo geral, hoje, está na formação, não só na educação”, afirmou. Para o prefeito, a base desta formação está na crença em Deus, no respeito, e no amor ao próximo. O prefeito lembrou ainda às professoras que elas “têm nas mãos grandiosos tesouros que precisam ser lapidados para se tornarem valiosas jóias. Que nem todos possuem oportunidades na vida, mas que devemos ir atrás delas e cada um fazer seu próprio destino”, destacou.

Boa arte do Governo municipal prestigiou mais esta conquista da administração pública: além do secretário e da subsecretária de Governo, respectivamente, Bráulio Rezende e Alda Condack compareceram à reinauguração da unidade escolar, totalmente reformada, os secretários municipais Roberto de Gouveia Vianna (Preservação Ambiental); Frank James Fernandes (Esportes e Lazer); Girlan Guilland (Comunicação Social) e Luzia Jaccoud Azevedo (Chefe de Gabinete), bem como os vereadores Isaque Demani, Reinaldo Rodrigues e o líder do Governo na Câmara, professor Jorge de Carvalho.

Encerrando a festividade, o clima foi de completa animação e alegria, com descerramento da placa inaugural, pela Secretária Chefe de Gabinete, Luzia Jaccoud e pelo neto da patrona da escola, o contador Vítor Coutinho. Após a solenidade, foram oferecidos aos convidados muitos docinhos, bolos, balas e refrigerantes, enquanto o vice-presidente da Associação de Moradores dos loteamentos Nosso Sonho e Novo Lar, Rogério Braga dos Reis, morador do local há mais de 30 anos, fazia questão de cumprimentar e agradecer a secretária Ledir pelo trabalho realizado na escola, o qual ele pode acompanhar como vizinho da rua Joaquim Sidney Soares.

Fonte: SECOM/NF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.