terça-feira, 17 de agosto de 2010

Nova Friburgo passa a ter 2ª Companhia de Polícia Florestal

Município cede instalações para sediar unidade, que será
inaugurada neste dia 19, no Parque Municipal Juarez Frotté

O “município-parque”, conceito defendido pelo prefeito e engenheiro Heródoto Bento de Mello, e já difundido em todo o Estado do Rio, vai se consolidando em iniciativas práticas no que diz respeito ao ambiente e à ecologia.

Pela primeira vez em sua história, Nova Friburgo abrigará uma unidade operacional da polícia florestal e de meio ambiente, que está sendo instalada no Parque Juarez Frotté, no bairro da Cascatinha, onde será oficialmente inaugurada a 2ª Companhia de Polícia Florestal, na próxima quinta-feira, 19, a partir das 15 horas, em cerimônia militar com as presenças de diversas autoridades.

Atendendo determinação do prefeito Heródoto, o Secretário municipal de Ordem Urbana, coronel Hudson de Aguiar Miranda e sua equipe, trabalharam nos três últimos meses para viabilizar a implantação no município, da 2ª Companhia do Batalhão de Polícia Florestal e de Meio Ambiente (BPFMA) no município.

Transferida de Cachoeiras

Anteriormente sediada em Cachoeiras de Macacu, a 2ª Companhia chegou a ser ameaçada de perder sua sede na região, em função do término do contrato de cessão das antigas instalações naquele município. Ao tomar conhecimento do fato, o Secretário de Ordem Urbana iniciou buscas por local adequado para a instalação da Companhia em Nova Friburgo, até que chegou ao imóvel na sede do Parque Juarez Frotté.

Antiga sede do Camping Clube do Brasil, que ficou desativada por alguns anos, o local passou a abrigar o parque público, em 2004, sob a gestão da Prefeitura de Nova Friburgo. O prefeito Heródoto visitou o local, em maio último, acompanhado de equipe e autorizou a reforma para a instalação da unidade policial militar.

Desde então, funcionários da Municipalidade têm trabalhado na reforma do imóvel, com a extensão de telhado, construção de um alojamento e de uma nova sala onde funcionará a sargenteação da 2ª Companhia, cujo comandante, capitão PM Holanda e seus homens, têm colaborado também, intensamente, com o trabalho de obras para adaptação do espaço, o qual já ocupam provisoriamente na nova sede.

“Nosso esforço é para que Nova Friburgo, como “município-parque”, tenha em seu território uma base de policiamento florestal. O compromisso do governo municipal com a questão do meio ambiente e da segurança pública fica, mais do que nunca, claro com esta iniciativa". - afirmou o secretário coronel Hudson.

Inauguração com evento cultural

Show inédito da 'Big Band 190' é um presente da PM

A inauguração da Companhia contará com uma programação de outros dois importantes acontecimentos na mesma quinta-feira, 19, quando o dia vai começar com a primeira reunião do Gabinete de Gestão Integrada em Segurança Pública - GGI/M, a partir das 10 horas, no gabinete do prefeito, no Palácio Barão de Nova Friburgo.

À tarde, o formalismo que a ocasião exige, com solenidade militar de inauguração da nova unidade. E à noite, espetáculo cultural, no Teatro Municipal de Nova Friburgo, na praça do Suspiro, para marcar a data com show inédito da ‘Big Band 190’, com integrantes da Companhia Independente de Músicos da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

O show começará às 19 horas, a entrada franca e apoio da Secretaria de Cultura, segundo o coronel Hudson, “como um verdadeiro presente do Comando Geral da Polícia Militar, em agradecimento à acolhida do povo friburguense à sua unidade operacional ambiental”.

Cia integra 23° Batalhão: cinco outras unidades e 15 destacamentos com postos de policiamento florestal

A 2ª Companhia é uma das cinco unidades do gênero, pertencentes ao Batalhão de Polícia Florestal e de Meio Ambiente, unidade da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Situado no bairro do Colubandê, São Gonçalo (região Metropolitana do Rio), o BPFMA foi criado em 15 de dezembro de 1986 como 23º Batalhão de Polícia Militar, e realiza diversas parcerias com instituições privadas e setores da administração pública, através de convênios, nos quais vem desempenhando atividades de preservação ambiental junto a vários órgãos públicos como IBAMA, INEA, CECA, Departamento de Recursos Minerais, Departamento Nacional de Pesquisa Mineral, Ministério Público estadual e federal e Secretarias de Meio Ambiente dos municípios fluminenses.

O BPFMA integra o Comando das Unidades Operacionais Especiais da Polícia Militar do Estado do Rio, atuando também através de atividades de educação ambiental com palestras para estudantes de diversas escolas públicas e privadas de todo o Estado, bem como nas comunidades dos 92 Municípios, através de seu Setor de Educação Ambiental - SEAmb.

Tendo como área de responsabilidade todo o estado, subdividido em cinco companhias, o Batalhão possui ainda 15 destacamentos (Postos de Policiamento Florestal), que atuam no policiamento ostensivo ambiental, no combate à caça e à pescas predatórias, desmatamento, assoreamento de rios, bem como contra o funcionamento de areais, carvoarias, entre outros tipos de empreendimentos que podem ser agressivos ao meio ambiente.

Fonte: SECOM/NF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.