quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Parceria entre Prefeitura de Nova Friburgo e Instituto Vital Brazil

Acordo possibilita Nova Friburgo iniciar mês que vem
testes de pré-natal a partir da coleta de sangue da gestante

Após o encontro com o prefeito Heródoto Bento de Mello e com a equipe da Secretaria de Ciência e Tecnologia, em junho deste ano, profissionais do Instituto Vital Brazil (IVB) já estiveram na cidade em diversas ocasiões preparando a implantação do programa de atenção à gestante, previsto para começar mês que vem, e a partir do qual serão viabilizados testes pré-natais, que podem detectar doenças como HIV, sífilis, hepatite B e toxoplasmose, além de averiguar níveis de glicose e hemoglobina.

Segundo Soraya Babo, coordenadora do teste em Nova Friburgo, numa primeira consulta com enfermeira, a grávida faz o teste de quatro patologias: sífilis, HIV, hepatite e toxoplasmose, que são colhidos a exemplo de testes rápidos de glicose: fura-se o dedo e, em papel de filtro, coletam-se seis gotas de sangue, que são enviadas pelo Correio para o Instituto Vital Brazil, em Niterói, prosseguindo com a avaliação e devolvendo o resultado ao posto de origem.

Terão prioridade de atendimento as mulheres atendidas pela Estratégia de Saúde da Mulher (ESF), em localidades de difícil acesso, que farão o exame no primeiro trimestre de gravidez, fato que aumenta a possibilidade de tratamento e acompanhamento dessas quatro patologias. Segundo Soraya, “também observaremos a glicose e hemoglobina. O mais importante, além de saber da patologia, no primeiro trimestre, e a informação seguir para a epidemiologia, é a busca ativa das pacientes que, por ventura, não retornem ao pré-natal, cobrando uma atitude para o tratamento e evitando que o bebê tenha sequelas significativas, tais como cegueira e outras complicações”.

Teste é preventivo e evita anormalidades
que podem ser tratadas no feto

O teste pré-natal é feito de maneira preventiva, a fim de que anormalidades detectadas nos exames sejam rapidamente tratadas antes de afetarem os fetos. O procedimento, que será brevemente inserido nas 16 unidades de saúde do município (maternidade, postos, hospital), entrará na grade de treinamento aos técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos, instruídos especificamente para a coleta do sangue da gestante.

Segundo o gerente do Programa de Triagem Pré-Natal do IVB, Marco Appolinário, Nova Friburgo está entre os 20 municípios do interior do Estado que iniciarão os testes. Além das amostras serem remetidas para análise ao IVB, retornando às unidades com os resultados, o acompanhamento da evolução do tratamento também é feito pelo órgão.

Fonte: SECOM/NF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.