segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Prefeitura entrega casas aos desabrigados em Nova Friburgo

Ato na manhã de sábado confirma compromisso do
Governo Municipal em garantir dignidade aos friburguenses

Os discursos foram unânimes em ressaltar a garantia da dignidade aos cidadãos como a principal marca do Governo municipal de Nova Friburgo. Na manhã do sábado, 14, na Lagoa Seca, o ato de entrega das últimas 30 unidades residenciais do conjunto de 82 casas populares para os desabrigados da enchente de 2007, foi apenas mais uma demonstração dessa verdade, que teve outros exemplos ao longo da semana. O prefeito Heródoto Bento de Mello, acompanhado de boa parte de seu secretariado, demais assessores e integrantes do Governo municipal fez a entrega simbólica das chaves das habitações, bem como inaugurou a completa infra-estrutura que a Prefeitura providenciou para o local.

O Secretário municipal de Assistência, Desenvolvimento Social e Trabalho, Christiano Huguenin - que assumira a Pasta esta semana, substituindo o vereador Isaque Demani - foi o primeiro a falar, ressaltando exatamente o compromisso com a pessoa humana: “Não basta dar casa, mas sim garantir a dignidade das pessoas. Hoje, 14 de agosto, Nova Friburgo mais uma vez faz história, ao entregar essas unidades como resposta às enchentes de 2007, sendo que o prefeito Heródoto Bento de Mello não mediu esforços para garantir condições de infra-estrutura aos moradores desse loteamento, que antes sofriam para chegar até suas casas”. – acentuou, acrescentando ainda que “essa é uma forma digna e definitiva de agir, e não uma maneira paliativa”.

Compromisso x covardia desumana

Também o Secretário de Governo, Braulio Rezende fez seu pronunciamento, destacando que o Prefeito é um homem público que, de fato, tem enorme missão a cumprir: “outras casas foram entregues, de forma desumana, oferecendo dificuldade para as pessoas chegarem às suas residências, com ruas sem qualquer calçamento, intransitáveis até mesmo a pé, principalmente nos dias de chuva”.

Braulio lembrou que o Prefeito havia se comprometido em entregar as próximas casas, somente com asfalto: - Apesar das enormes dificuldades da Prefeitura, que não tem máquinas, equipamentos e nem caminhões adequados, foi possível ao senhor cumprir a promessa e, não só o asfalto, mas entregar a infra-estrutura completa de rede de águas pluviais, galerias, bueiros e drenos, que vão permitir o acesso dos ônibus ao loteamento, garantindo assim, conforto, segurança e comodidade aos seus novos moradores, enquanto o que fizeram aqui antes foi uma verdadeira covardia. – destacou Braulio, que aproveitou para parabenizar os esforços da equipe de funcionários da Prefeitura, especialmente da Secretaria de Obras, para a conclusão dos trabalhos.

O vereador e líder na Câmara Municipal, professor Jorge Carvalho (PMDB), também ressaltou a questão da dignidade, citando como exemplo o compromisso do Governo com a educação. Ele se dirigiu à Secretária de Educação, que estava presente, a professora Ledir Porto, parabenizando-a, para mencionar a inauguração do Centro Municipal de Educação Infantil vereador Irineu Mineiro: - Hoje é um dia muito especial, pois quando o homem público cumpre o que prometeu, dá credibilidade ao político é a nossa classe; administrar não é brincadeira. O povo merece respeito e dignidade, como também vimos esta semana na inauguração da creche no Catarcione, que antes funcionava em local impróprio.

Heródoto: “Acima do compromisso político, eleitoral, está o de cristão”

Logo após fazer a entrega simbólica da chave de uma das casas à senhora Cássia da Silva, o prefeito Heródoto fez seu pronunciamento, destacando o compromisso cristão de cada um: “Uma coisa nos une a todos aqui: somos cristãos”. – disse Heródoto, depois de lembrar novamente o Evangelho da semana, segundo o qual “muito será cobrado, a quem mais será dado”, tomando sua própria história de vida como exemplo, para afirmar que ele sente que tem uma missão.

- E foi por causa dessa missão, que voltei à política. Temos que pensar no futuro, dar condições das pessoas viverem melhor; o povo sem ter onde construir vai ocupar as encostas e temos que dar condições para que isso seja evitado. – afirmou o Prefeito, sustentando ainda que “a gente que pensa em coisas que parecem fantasias, mas não é”, disse referindo-se ao trem e garantindo que o projeto vai sair - o que arrancou aplausos entusiasmados de todos.

- O trem não é nenhuma novidade. Agora, o governo da França está obrigando cidades com mais de 100 mil moradores a ter o VLT; existem pessoas que não conseguem ver o futuro e não entendem a nossa missão. Quero fazer aquilo que os outros não sabem fazer e quero ao meu lado todos que querem trabalhar pelo desenvolvimento de Nova Friburgo. – afirmou Heródoto, acentuando que “mais importante do que o compromisso político ou eleitoral, é o compromisso lá em cima” – disse apontando para o céu – e reforçou: “É o nosso compromisso cristão”.

Finalizando, o chefe do executivo fez uma referência especial ao ex-secretário Isaque Demani, que transmitira o cargo naquela semana ao secretário Christiano, para voltar à Câmara de Vereadores: - Essa obra também é dele (Isaque), mas é uma pequena mostra. Vamos aplaudir os que a iniciaram e também aos que estão terminando. - afirmou o prefeito, comparando novamente o Governo a uma corrida de revezamento com bastão, para destacar, no entanto, que sua maior realização no campo habitacional será as unidades habitacionais do novo bairro que está sendo projetando para a área da Fazenda da Laje, localidade que ainda este ano começa a receber a primeira etapa de construção da Nova Cidade com as primeiras duas mil residências.

Granja Spinelli: outras 52 casas para desabrigados

O próximo projeto para atender às famílias que foram vítimas de desastres decorrentes das chuvas, consta da construção de mais 52 unidades residenciais na localidade de Granja Spinelli, sendo que o início das obras estava pendente, de liberações dos órgãos ambientais, o que já foi resolvido na semana passada.

No entanto, em função das centenas de pontos críticos com áreas de risco no município, a necessidade de mais casas, só será plenamente atendida com a execução do plano habitacional, já previsto e como assegurou o prefeito, que vai ser empreendido.

Presenças - Além dos secretários de Governo e Assistência Social, o subsecretário Gilberto de Souza, a solenidade contou com vários membros do primeiro escalão: Ledir Porto (Educação), acompanhada de Carlos Guimarães; o procurador geral do Município, Júlio Azambuja; o coronel Hudson Aguiar Miranda (Ordem Urbana), e integrantes de sua equipe; Luzia Jaccoud Azevedo (Chefe de Gabinete); o jornalista Girlan Guilland (Comunicação Social), Frank James (Esporte e Lazer) e o subsecretário Ruy Silva; o professor Antonio Silva Netto (Ciência e Inovação Tecnológica), bem como a subsecretária Wânia Monnerat; Nauro Grhes (Turismo), Nelson Bohrer (Fundação D. João VI), acompanhado de Roberto Nogueira Roma; Marcelo Jaccoud (Obras), o coronel Roberto Robadey Junior, subsecretário de Defesa Civil, bem como ainda os representantes dos secretários de Cultura, Maryland Schittino; de Fazenda, Márcia Miranda; de Planejamento, Diogo Celles Cordeiro e os administradores de Lagoa Seca, senhor Ozéias e de Conquista, Juca Cardinot.

Fonte: SECOM/NF

Um comentário:

  1. Fico feliz com a entrega das casas. Conheci um pouco as famílias que ficaram desabrigadas. Estou morando fora de Friburgo já tem um ano e de vez em quando procuro me inteirar do que está acontecendo. Vi no Jornal A Voz da Serra uma foto das casas entregues, mas por que não fotografaram por dentro das casas? Será que o provérbio "por fora bela viola e por dentro pão bolorento" está valendo neste caso? O asfalto foi colocado na rua dos moradores. Mas, as ruas de acesso àquelas moradias têm boas condições? Vale lembrar que o dinheiro investido é nosso, dos impostos que pagamos, por isso precisamos questionar se tudo está de fato em perfeitas condições.

    ResponderExcluir

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.