quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Presidente da JBS é processado por parceiros italianos

SÃO PAULO - Executivos da Inalca JBS, joint venture entre o frigorífico brasileiro JBS-Friboi e a companhia italiana Cremonini, estão processando o presidente da JBS, Joesley Batista, por manipulação de mercado. Trata-se de mais uma disputa judicial entre as duas companhias, que pode colocar a parceria em risco. O JBS possui 50% de participação na Inalca JBS, que por sua vez representa 2,8% da receita consolidada do grupo brasileiro.

De acordo com nota da Inalca, os diretores-gerentes Paolo Boni e Luigi Pio Scordamaglia abriram no sábado um ação civil junto ao escritório da promotoria pública de Modena, na Itália. O processo se refere a uma série de comunicações que teria sido feita a bancos de Modena e que pode prejudicar a imagem da joint venture e de sua gerência, conforme a nota.

Embora o pronunciamento da Inalca não identifique a fonte ou o conteúdo dessas comunicações, fonte familiarizada com a questão afirmou à agência Dow Jones que os acusados são o empresário Joesley Batista e uma outra pessoa. Além de manipulação de mercado, a queixa inclui difamação e quebra da liberdade de indústria ou comércio, de acordo com a Inalca.

Em conferência com analistas sobre os resultados do JBS, nesta segunda-feira, Batista disse apenas que o frigorífico teve "problemas com o parceiro" na Itália, mas não os detalhou. A assessoria de imprensa do JBS não atendeu aos pedidos da Dow Jones para maiores comentários de Batista.

Não é a primeira vez que ambas as empresas se envolvem em uma disputa judicial. O mais recente pronunciamento da Inalca surge em meio a uma crescente disputa entre Cremonini e JBS sobre a joint venture. Em dezembro de 2007, o JBS aceitou pagar 225 milhões de euros à Cremonini, por 50% da Inalca, então subsidiária da italiana. A ideia do JBS era impulsionar a produção de carne bovina e aumentar sua participação na Itália, além de atuar em mercados novos para a companhia, como os de fast-food e serviços alimentares.

Venda para os EUA

A JBS aguarda a retomada das vendas de carne processada brasileira aos Estados Unidos para a primeira metade de outubro. As vendas para o país estão suspensas desde maio. Segundo o diretor de Relações com Investidores, Jeremiah O'Callaghan, uma missão com técnicos norte-americanos virá ao Brasil no dia 2 de setembro para a realização de auditorias das fazendas. "Acredito que depois da entrega do relatório final demorará uns 15 dias para retomar as exportações", afirmou.

Fonte: DCI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.