sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Projeto ‘DE OLHO NO FUTURO’ é desenvolvido em Nova Friburgo

Centro Oftalmológico atenderá neste
sábado a 100 alunos da rede municipal
de ensino em projeto do Rotary Club

O projeto ‘De Olho no Futuro’ - iniciativa do Rotary Club Nova Friburgo, presidido por Elizabeth Boscolo Muylaert - tem por objetivo intervir na melhoria das condições da saúde ocular dos estudantes, propiciando melhora no rendimento e reduzindo as taxas de evasão escolar, decorrente de problemas visuais, ao mesmo tempo e detectando e tratando distúrbios visuais, mediante ainda a doação de óculos aos que necessitam, a partir de capacitação do professor para fazer a triagem inicial na própria sala de aula.

Desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o projeto tem como coordenadoras Márcia Carestiatto Sancho (pelo Rotary) e a professora Fátima Carestiatto (pela SME – Secretaria Municipal de Educação), que desde 2003 vem trabalhando pelo sucesso do programa, que já encaminhou para consultas mais de mil crianças e jovens. Neste sábado, 21, a partir das 8 horas, serão atendidas no Centro Oftalmológico 100 crianças de 30 escolas da rede municipal.

A secretária de Educação, professora Ledir Porto, apóia a iniciativa considerando a prevenção de suma importância para a saúde das crianças. “Nossos alunos estão sujeitos a distúrbios visuais que interferem no seu rendimento e que, futuramente, poderão trazer limitações a sua vida profissional e social. A escola, instituição que consegue aglutinar grande número de crianças, permite uma ação programada e maciça de cunho preventivo, no que se refere à promoção da saúde ocular ou no diagnóstico precoce e ainda no pronto tratamento dos casos identificados”.

A secretaria destacou ainda que, em Nova Friburgo, através dessa parceria com o Rotary, o nosso professor, após devida capacitação, vem sendo o elemento catalisador para que tais ações ocorram”.

Atualmente o atendimento clínico é realizado pelo oftalmologista Maurício Brawne de Paula, rotariano e voluntário do projeto, que recebe os alunos em sua clínica. Após consulta, os alunos que necessitarem são encaminhados à ótica para a escolha da armação dos óculos. O Rotary já entregou cerca de 400 óculos para os alunos do município.

Fonte: SECOM/NF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.