sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Uma definição de creche em Nova Friburgo: de choupana a um verdadeiro palácio

Centro de Educação Infantil vereador Irineu Mineiro, reinaugurado em prédio
próprio no Catarcione, conta até com piscina

“Criar creches é muito fácil. O difícil é mantê-las em perfeito e adequado funcionamento, como requerem e merecem as nossas crianças, pois instalar creches como encontramos, é um desrespeito muito grande, com a educação, com as crianças e suas famílias, enquanto se dizia que eram 38 delas, mas em sua maioria em situação vergonhosa, com paredes mofadas, úmidas e sem estrutura mínima para aqueles que requerem ambiente saudável”.

Em tom veemente - mais do que um discurso -, a professora Ledir Ferreira Porto, secretária de Educação do Município, dirigiu um desabafo a todos os presentes à inauguração do novo prédio do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) vereador Irineu Mineiro, no Catarcione, entregue na tarde da última quarta-feira, 11. O prédio, agora próprio da Municipalidade, substitui a unidade anterior, que fora aluga no Governo passado, mas não oferecia condições mínimas de funcionamento.

Hino no Cavaquinho

Antecedida pela apresentação, em solo de cavaquinho, da versão do Hino de Nova Friburgo, pelo jovem João Victor Chimenes, 11 anos (estudante da Escola Municipal Messias de Moraes Teixeira), e também aluno do professor Ezequiel do Espírito Santo, no Ponto de Cultura de Olaria, a inauguração contou com a presença do prefeito Heródoto Bento de Mello, acompanhado de diversas autoridades municipais.

“Quando sonhamos juntos, já é uma realidade”

Depois da execução, também do Hino Nacional brasileiro, a professora Solange Braz Malaquias, diretora do CMEI, abriu os discursos. Ela agradeceu a honra de ter o prefeito e todos os demais convidados num momento tão especial e pontuou seu discurso com menção ao poeta Raul Seixas: “Um sonho que se sonha só, é só um sonho. Mas um sonho que sonhamos juntos, já é uma realidade”. – afirmou, ainda destacando:

- E hoje o sonho é realidade, pois foi sonhado por todos nós.

Para a diretora, “seria impossível inaugurarmos esta obra, sem o respeito que o prefeito Heródoto tem pela Educação, sem o comprometimento da secretária Ledir e de toda a sua equipe em ofertar espaços apropriados ao desenvolvimento integral de nossas crianças”.

Solange Braz ainda finalizou: “E (não seria possível ainda) sem a dedicação e o empenho de cada um de nossos funcionários; por isso acreditamos na construção de um mundo melhor, com cidadãos pensantes e aptos a exercerem sua cidadania e sabemos que a educação é a via de acesso a esse exercício. Tenham certeza de que a equipe do CMEI vereador Irineu Mineiro trabalhará com afinco e dedicação, deixando as famílias satisfeitas e as crianças mais felizes. Muito obrigado!”

Ledir: “retiramos creches de casas alugadas, de
porões insalubres para locais com dignidade”

A secretária de Educação iniciou seu pronunciamento agradecendo à sua equipe de trabalho pelo esforço para a entrega daquele estabelecimento, citando especialmente a professora Julieta Tavares, por acompanhar todo o trabalho realizado. Nos momentos que antecediam à cerimônia, a secretária Ledir fazia questão de mostrar a todos as dependências das novas instalações, numa casa de dois andares - sendo o pavimento superior para a parte administrativa e de direção - contando ainda com ampla área externa e até piscina, adequadamente coberta, mas que deverá ser utilizada no verão em aulas de natação para as crianças.

Em seu discurso ainda, a secretária afirmou que o seu desejo e o do Governo municipal é de criar creches em número suficiente para atender a todas as crianças, mas destacou que o trabalho mais importante que tem sido feito, “é retirar as nossas crianças de situação periclitante, vergonhosa, pois vinham sendo submetidos a situações insalubres, desde a mais tenra idade, a partir dos quatro meses”.

Classificando esse estado de “revoltante”, a secretária comemora o fato de estar dando “o primeiro passo para a retirada das creches de casas alugadas e, verdadeiramente, como é o caso do Centro Infantil Irineu Mineiro, saindo de uma choupana para um verdadeiro Palácio, num espaço que dignifica nossas crianças e resgata a dignidade do ensino friburguense”.

Heródoto: cumprimento de uma missão espiritual

O prefeito Heródoto começou seu discurso homenageando a professora e secretária pela condução que vem, juntamente com sua equipe, imprimindo à educação. Depois de lembrar o vereador, que dá nome ao Centro de Educação Infantil, citando-o como seu amigo, e acrescentando que ele descansa em paz, o prefeito afirmou que aquela, como também a sua atuação pública, “não é uma obra ou trabalho físico. É o cumprimento de uma missão. É um trabalho muito mais espiritual do que material”.

Justificando sua fala, o chefe do executivo municipal disse considerar que Deus lhe deu uma missão e lembrou o Evangelho da missa dominical (“Mais será exigido a quem mais for dado”) para dizer que Deus lhe deu muito e por isso lhe tem exigido mais.

Heródoto destacou ainda a importância do trabalho das creches, acentuando que “devemos fazê-lo pelo bem de nossas crianças, porque suas mães precisam trabalhar e as creches são locais em que as professoras são mães ainda até com responsabilidade maior e, por isso, merecem todo nosso respeito e admiração”.

Logo em seguida, ele e a secretária Ledir, acompanhados do secretário de Governo, Braulio Rezende, descerraram a placa inaugural das novas dependências do Centro de Educação Infantil vereador Irineu Mineiro.

Fonte: SECOM/NF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.