segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Vinho tinto ajuda na digestão da carne vermelha

Beber vinho durante as refeições além de ser prazeroso, ajuda a digerir a comida. É o que mostra um estudo realizado por pesquisadores alemães, publicado no jornal “Gol”, que relaciona a ingestão da bebida alcoólica com o aceleramento do esvaziamento no estômago.

Os elementos contidos no vinho estimulam a liberação de ácido gástrico. Em sua maioria elas são produzidas durante o processo de fermentação e removidas durante a destilação.

A pesquisa diz que a combinação vinho tinto e carne vermelha é perfeita. A proteína suaviza as taninas do vinho e o tinto ajuda a contrabalancear substâncias potencialmente prejudiciais, as gorduras oxidadas chamadas de MDA, ou malonaldeídos, liberadas quando a carne é ingerida. Uma porção de carne vermelha pode elevar essa gordura no organismo, mas combinada com uma taça de vinho, o aumento de MDA inibe a sua produção e facilita a digestão.

Segundo estudos, a digestão acompanhada da bebida descarrega uma quantidade maior de biles no início do intestino delgado. A bebida também favorece a digestão de carboidratos e ajuda a prevenir o desenvolvimento de úlceras pépticas (lesão no estômago ou duodeno).

Fonte: Editora Abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.