quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Montadoras têm agosto histórico, mas importados preocupam

SÃO PAULO - A indústria brasileira de veículos registrou o melhor mês de agosto na história, mas manteve projeções de desempenho para 2010 e segue alerta com o crescimento da participação de veículos importados no total das vendas. De acordo com números da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulgados nesta quarta-feira, em agosto, que também foi o segundo melhor mês do ano, o setor produziu 329,1 mil unidades, alta de 3,4% sobre julho e de 11,5% em relação ao mesmo período de 2009.

O desempenho ficou perto do recorde histórico de produção de março deste ano: 339,7 mil unidades, quando venceu o desconto no IPI concedido pelo governo durante a crise internacional. Apesar do alto crescimento, a Anfavea manteve as projeções de produção anual recorde de 3,39 milhões de veículos, alta de 6,5% sobre 2009, e vendas também recordes de 3,4 milhões de unidades, ou avanço de 8,2% sobre 2009.

- Não revisamos as projeções, apesar do desempenho até agora estar acima delas, porque esperamos um mês de dezembro mais fraco. O último mês de 2009 teve um comportamento diferente de um mês de dezembro típico por conta dos incentivos fiscais - explicou o presidente da Anfavea, Cledorvino Belini. Apesar disso ele declarou que espera que o desempenho do setor fique "acima da projeção".

Em vendas, a indústria registrou alta mensal de 3,5% e anual de 21,2%, para 312,8 mil unidades, melhor mês de agosto já contabilizado e perto do recorde histórico de 353,7 mil unidades também de março. A Fiat voltou a liderar o mercado brasileiro, apesar de apresentar queda de 0,5% nas vendas na comparação com julho. A montadora italiana registrou licenciamentos de 69.709 automóveis e comerciais leves em agosto. A Volkswagen aparece em seguida, com vendas de 62.147 unidades, avanço de 2,8% sobre julho. A General Motors registrou 55.520 unidades licenciadas, alta de 1,52%. Já a Ford teve crescimento de 2,62% nas vendas, para 29.418 unidades.

No acumulado dos oito primeiros meses do ano, a produção nacional cresceu 17,5%, para 2,41 milhões de veículos. Enquanto isso, o volume comercializado somou 2,19 milhões de unidades, evolução de 10,1% sobre o mesmo período de 2009.

Segundo a Anfavea, a inadimplência do setor caiu pelo décimo terceiro mês consecutivo em julho, para 3,4% no ano, enquanto para todos os outros bens o índice observado é de 6,5%.

A participação das importações nas vendas de veículos em agosto ficou em 18,3%, ou 57,256 mil unidades. Esse índice, que começou a crescer no fim de 2009 e gira em torno dos 18% no ano, tem incomodado a Anfavea, que vem tentando avaliar formas de melhorar a competitividade do setor ante o exterior em um ambiente de real valorizado.

"A questão é que não podemos deixar as importações destoarem das exportações. Podemos importar mais, mas também temos que exportar mais", explicou Belini.

Porém, as exportações em unidades e em valor ainda estão aquém do registrado em 2008, ano que a Anfavea prefere usar como referência comparativa ante 2010, uma vez que em 2009 a indústria observou aguda deterioração do mercado internacional em decorrência da crise financeira.

O setor registrou exportações de US$ 1,14 bilhão em agosto, 0,8% acima do apurado em julho e salto de 54,9% sobre o fraco período de um ano antes. No acumulado do ano, as vendas externas, incluindo máquinas agrícolas, somam US$ 8,03 bilhões, 63,7% acima do obtido no mesmo período de 2009.

Em 2008, as exportações brasileiras de veículos somaram US$ 9,39 bilhões até agosto. Para 2010, a Anfavea projeta exportações totais em US$ 12,4 bilhões, revisadas para cima no mês passado, ou 49,4% maior que o ano anterior, mas ainda inferior aos US$ 13,9 bilhões de 2008.

As montadoras encerraram o mês com 132.978 postos de trabalho ocupados, avanço de 10,3% sobre agosto de 2009 e relativa estabilidade na comparação com julho.

Fonte: O Globo

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