terça-feira, 21 de setembro de 2010

ORIGEM promove encontro para interação dos empreendedores

Proporcionar a troca de experiências, informações e idéias e divulgar as ações que vem sendo desenvolvidas em benefício dos projetos vinculados e, de modo geral, também de Nova Friburgo e toda região. Estes foram os principais objetivos do I Encontro de Interação Empreendedora promovido pela ORIGEM Incubadora de Empresas Inovadoras do Instituto Politécnico/Campus Regional da UERJ na tarde da última quinta-feira, 16, reunindo os empreendedores que fazem parte do seu programa de apoio a novos negócios.

Segundo a gerente da ORIGEM, Lanice Fagundes, este é, sem dúvida, um momento muito importante para a incubadora, que completou 16 anos de fundação no dia 23 de em agosto. E isso não se deve apenas a atuação da ORIGEM junto aos diferentes setores da sociedade, mas também as oportunidades e perspectivas que se apresentam dentro de um cenário mais amplo, uma vez que nunca houve no Brasil tantos recursos, públicos e privados, destinados a subvencionar o desenvolvimento de novas pesquisas, produtos e serviços.

“Começamos como uma incubadora de base tecnológica e, acompanhando as competências e demandas de Nova Friburgo e região, mudamos de perfil e passamos a ser multissetorial, compreendendo outras áreas que não são de competência do IPRJ. Se hoje temos expôencia dentro e fora da universidade, isso é fruto do trabalho realizado e das parcerias estabelecidas, mas também compromisso e do apoio que temos recebido da direção do IPRJ e da UERJ”, destacou Lanice Fagundes, que assumiu a gerência da ORIGEM em março deste ano e aproveitou a oportunidade para apresentar toda equipe.

O coordenador da ORIGEM e assessor jurídico, o advogado José Carlos Alves, presente ao encontro, destacou que a incubadora está passando pela sua melhor fase. “Participei da fundação e tenho acompanhado todo o processo de construção dessa incubadora. E se hoje estamos aqui, é porque cada um que esteve à frente desse trabalho colocou o seu tijolo. As dificuldades ainda existem, mas diante da possibilidade que temos de captar recursos tanto para os projetos quanto para a incubadora, elas nem se comparam as que tínhamos anteriormente”.

Apresentações

A ORIGEM possui 17 projetos vinculados entre pré-incubados, incubados e associados. Durante o encontro, os empreendedores puderam falar sobre o que fazem, tirar dúvidas e apresentar sugestões. Também souberam das ações em andamento, como a participação no Reune (Rede de Instituições de Ensino Superior); o convênio com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e a FioCruz (Fundação Oswaldo Cruz) para transferência de tecnologia; a articulação para a implantação do APL (Arranjo Produtivo Local) Fito; e a parceria com a RioSoft (para interiorização das ações da rede de fortalecimento do setor de tecnologia da informação no estado).

O destaque, contudo, ficou para busca da certificação do Cerne (Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos) - um modelo de atuação desenvolvido pela Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores), que vem sendo implantado visando à melhoria de processos e resultados da incubadora. Neste sentido, a ORIGEM já realizou o levantamento dos procedimentos e documentos visando a adequação às exigências do Cerne e já está começando a aplicar a primeira etapa desse processo. Até o novo edital de seleção - que deverá ser lançado ainda esta semana, faltando para isso apenas a publicação no diário oficial - foi elaborado em conformidade com o programa.

A Empresa Serra Jr., que está instalada na ORIGEM, foi outro assunto do I Encontro de Interação Empreendedora. A empresa, formada exclusivamente por alunos do curso de graduação de Engenharia Mecânica do IPRJ/UERJ, além de proporcionar aos integrantes a possibilidade de expandir seus conhecimentos práticos, técnicos e teóricos, tem como principal objetivo fornecer serviços de qualidade a preços acessíveis. Entre eles, de consultoria e desenvolvimento de projetos e sistemas térmicos, mecânicos, hidráulicos, robóticos, pneumáticos, de metrologia e de qualidade, sempre sob a supervisão de um professor.

Fonte: Claudiane Campos da Silva - ORIGEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.