quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Setembro: tempo do Encontrão

Feriadão da Independência repete tradicional Encontro dos
ex-cenefistas, que celebram 60 anos do Colégio Nova Friburgo

“Creio, sinceramente, que não há paralelo em parte alguma do mundo de que ex-integrantes de um colégio que funcionou por apenas 28 anos (1950 a 1977) se mantenham unidos, relembrando os seus tempos de infância e adolescência e continuem se reunindo regularmente por tantos anos”. A afirmação, em correspondência aos associados datada do último dia 20 de agosto, é de Fernão Gondin da Fonseca, Presidente da Associação dos Ex-Alunos, Professores e Servidores do Ginásio/Colégio Nova Friburgo da Fundação Getúlio Vargas (GNF/CNF).

Na carta em que confirma a programação do tradicional Encontro que se realiza em Nova Friburgo, anualmente, por ocasião do feriado e do desfile da Independência da Pátria e que este ano terá ainda um motivo especial - a comemoração do 60º aniversário do antigo Colégio Nova Friburgo, o ginásio da Fundação - o próprio presidente Fernão ainda pontua, com propriedade, sobre o ineditismo cenefista: - É a ‘mágica’ do GNF/CNF, que se faz presente no coração de cada um de nós.

O Encontrão sexagenário: 2010

Todo ano é a mesma coisa: a cena e o agito se repetem. E, em ocasiões como este 2010 - em que o 7 de setembro, uma terça-feira - proporciona um feriadão, a promessa é de que a festa vai ser ainda mais animada, principalmente também pela comemoração sexagenária da criação do Ginásio Nova Friburgo que, poucos anos depois, passaria a se chamar Colégio Nova Friburgo, que durante as quase três décadas de sua existência foi um modelo de pedagogia para toda a América Latina.

Uma extensa programação terá início no sábado, 04, a partir das 17 horas, com um ‘Vinho amigo’, sendo que às 19 horas, o famoso ‘Encontrão’ terá, este ano, um novo palco: o Gourmet Brasil, na avenida Alberto Braune, 59, com jantar por adesão (+ couvert artístico para música ao vivo). Ainda no sábado, 04, em programação paralela, a apresentação da banda Campesina, no projeto cultural ‘Banda na Praça’ (que acontecerá a partir das 18 horas, na Getúlio Vargas, próximo ao coreto) será uma homenagem da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura do município, aos ex-alunos, pelo sexagésimo aniversário do G/CNF.

No domingo, 05, o Museu e Centro de Memória, instalados no antigo Colégio (Parque Ambiental Luiz Simões Lopes, atual campus regional avançado da Uerj), ficará aberto à visitação das 11 horas às 15h30, sendo que à noite, no mesmo domingo, haverá a também tradicional ‘Noite de Queijos e Vinhos’ (R$ 50, o ingresso), no prédio do Científico, com animação do ‘Conjunto Papoulas’, com queijos variados (oferecimento do ex-aluno Humberto Esteves Marques - Queijo Regina) e de vinhos (oferecimento do ex-aluno Ronaldo Lo Bianco).

No dia seguinte, segunda-feira, acontecerá o churrasco (R$ 40, por pessoa) na praça do Canhão, quando às 15 horas acontecerá a Assembléia Geral Ordinária da AEX para a eleição de sua diretoria (biênio 2010/2012), com a presença do professor Joaquim Trotta distribuindo e autografando exemplares de seu último livro, que é uma Coletânea de seus escritos.

O ponto alto do Encontro, no entanto, é a terça-feira, 7, no desfile da Alberto Braune, onde todos deverão estar como blusão do Colégio, calça jeans e de tênis (de preferência) branco. Mesmo que esteja calor, durante todo o desfile os ex-alunos manterão o agasalho do uniforme, que é um verdadeiro símbolo do G/CNF.

Contatos e informações

A Associação dos ex-Alunos, Professores e Servidores do Ginásio/ Colégio N. Friburgo da FGV fica na rua Alberto Rangel, s/n, no Parque Ambiental Luiz Simões Lopes - Vila Nova. O Cep é 28.630-050, Nova Friburgo (RJ). O telefone para mais informações é o 2528-8095 ou ainda WWW.gnfcnf.org.br. O e-mail é: associação@gnf.org.br

Fonte: SECOM/NF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.