segunda-feira, 13 de setembro de 2010

UFF faz Jornada Odontológica e promove concerto de seu ‘Quarteto de Cordas’ no Teatro Municipal Nova Friburgo

Atividades para a comunidade comemoram
o Jubileu de Ouro daquela Universidade

A Faculdade de Odontologia da Universidade Federal Fluminense (UFF - Polo de Nova Friburgo), realiza no período de 15 a 17 de setembro de 2010, a 1ª Jornada Odontológica de Nova Friburgo - UFF, promovida, sob o tema: ‘Perspectivas contemporâneas da Odontologia: Abordagem Interdisciplinar’. O local do evento será o Campus do Pólo Universitário de Nova Friburgo, na rua Dr. Silvio Henrique Braune, 22, Centro.

De acordo com a Presidente da Jornada, professora Lucíola de Luca, o evento tem como objetivo compartilhar conhecimentos, gerando aperfeiçoamento, atualização e integração das diversas áreas de conhecimento da Odontologia. Para tanto, segundo ela, serão apresentados cursos, simpósios e conferências, por professores convidados desta e de outras instituições.

A comunidade acadêmica terá oportunidade de apresentar seus trabalhos, através da exposição de painéis científicos e temas livres. O evento pretende promover o intercâmbio cultural entre o corpo docente, discente, profissionais e instituições.

I Encontro de Saúde para a comunidade

A novidade desta Jornada será o I Encontro em Saúde para a Comunidade, no primeiro dia do evento (15/09), em que docentes e alunos estarão disponíveis das 9 horas às 16 horas, realizando atendimentos clínicos dentro da 2ª Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer de Boca e ainda prestando informações à população sobre alguns projetos e programas oferecidos pelo Polo de Nova Friburgo, entre os quais o projeto sobre ‘Traumatismo Dentário’, ‘Doença Periodontal em Pacientes Diabéticos’, orientações sobre saúde bucal infantil e ‘2ª Campanha: Câncer de Boca’.

Este é o segundo ano desta campanha, iniciativa de professoras da Faculdade de Odontologia da UFF em Nova Friburgo, realizada pela primeira vez no ano passado, quando atendeu cerca de 400 pessoas. Alunos e docentes farão exames preventivos naqueles que comparecerem, bem como instruirão sobre como prevenir-se do câncer de boca, com realização do autoexame.

A responsável pelo projeto, professora Karla Bianca Fernandes pretende, além de prestar um serviço à população, determinar a prevalência de alterações estomatológicas no município de Nova Friburgo, avaliar o conhecimento sobre câncer de boca entre as pessoas atendidas na campanha e divulgar o serviço oferecido pela clínica de Semiologia e Diagnóstico Oral da faculdade, que faz atendimento de pacientes com doenças bucais.

De acordo com a professora, o câncer de boca é facilmente detectado em um exame de rotina, mas, infelizmente, a maioria dos casos é diagnosticada nas fases tardias da doença, o que diminui as chances de cura dos pacientes. Daí, a importância do alerta à população.

Doença Periodontal em Pacientes Diabéticos

Ainda como parte da programação do ‘I Encontro em Saúde para a Comunidade’, no dia 15, alguns alunos vão aferir a glicemia da população e outros prestarão orientações sobre saúde bucal e a inter-relação entre doença periodontal e a diabetes. Desde março de 2009, a professora Gabriela Alessandra da Cruz coordena o projeto, que faz atendimento na Clínica Odontológica do Polo Universitário da UFF em Nova Friburgo. Segundo a ela, a doença periodontal é uma inflamação que ocorre ao redor do dente e pode provocar perda do mesmo.

Em pacientes diabéticos, essa inflamação pode alterar o nível glicêmico, entretanto, com o tratamento adequado da doença periodontal, pode haver um melhor controle de glicemia.

Saúde Bucal Infantil

Além de orientar pais e responsáveis sobre as doenças bucais em crianças, os alunos falarão sobre o atendimento oferecido pelo projeto ‘Educativo-Preventivo de Atenção Odontológica a Bebês’, voltado para gestantes e bebês recém-nascidos e de até um ano, realizado uma vez por semana na clínica odontológica do Polo.

Portanto, o evento será uma oportunidade para que a população conheça os projetos, programas e serviços que o Polo de Nova Friburgo da UFF oferece, bem como os procedimentos a serem beneficiados pelos mesmos. Para mais informações, pode ser acionado o telefone (22) 2528-7168 Ramal 24, sendo que marcação de entrevistas ou quaisquer outras dúvidas, o contato pode ser feito com Fabrícia Oliveira, do Setor de Comunicação da PUNF: (22) 2528-7013 - ramal 23 ou ainda (22) 9962-7717.

Concerto do ‘Quarteto de
Cordas’ terá entrada franca

Com o apoio da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, através da Secretaria Municipal de Cultura, o Quarteto de Cordas da UFF se apresenta em Nova Friburgo, no próximo dia 22 de setembro, às 20 horas, no Teatro Municipal de Nova Friburgo (praça do Suspiro). O concerto será um presente aos moradores da região, já que a UFF tem m de seus polos de atuação acadêmica em Nova Friburgo.

O concerto, que faz parte das comemorações do Jubileu de Ouro da Universidade Federal Fluminense (UFF), consta do seguinte repertório: ‘Quarteto brasileiro’, de Alberto Nepomuceno; ‘Quarteto popular’, de Radamés Gnatalli e ‘Quarteto breve’, de Randolf Miguel.

Formado por Ana de Oliveira (1º violino), Ubiratã Rodrigues (2º violino), Nayran Pessanha (viola) e David Chew (violoncelo), o Quarteto de Cordas da UFF foi criado há 25 anos para integrar os grupos musicais do Centro de Artes UFF e tem, em seu currículo, uma vasta lista de apresentações, no Brasil e exterior, além de centenas de obras executadas, algumas em primeira audição pública, priorizando obras escritas, para a formação de quarteto de cordas, por compositores brasileiros. Entretanto, não excluem de seu repertório os clássicos europeus nem os compositores de gerações mais recentes da América Latina.

O Teatro Municipal (Praça das Colônias s/nº, Suspiro) tem capacidade para 600 pessoas, a duração do espetáculo é de 60 minutos e é livre para todas as faixas etárias de público. A entrada é franca.

Fonte: SECOM/NF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.