quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Vendas no varejo sobem 0,4% em julho ante junho, afirma IBGE

Na comparação com julho de 2009, as vendas do varejo cresceram 10,9%; o segmento de hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo foi responsável por maior parte dessa elevação

Da Agência Estado

As vendas do comércio varejista no Brasil registraram aumento de 0,4% em julho em relação a junho, na série com ajuste sazonal, informou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado ficou dentro das estimativas dos analistas, que esperavam de uma variação negativa de 0,10% a uma expansão de 1,30%, com mediana de 0,50%.

Na comparação com julho de 2009, as vendas do varejo cresceram 10,9%. Nesta base de comparação, as projeções variavam de 9,80% a 12,40%, com mediana de 11,00%. De acordo com o IBGE, as vendas no varejo acumulam alta de 11,4% no ano e de 9,7% nos 12 meses encerrados em julho.

O índice de média móvel trimestral das vendas do comércio varejista subiu 0,94% no trimestre encerrado em julho, ante o finalizado em junho, segundo o IBGE. O resultado mostra uma aceleração em relação ao índice de média móvel apurado no trimestre encerrado em junho, quando houve queda de 0,24%. O índice de julho é o maior desde março, quando a variação chegou a 2,12%.

Supermercados puxam alta do varejo em julho

O segmento de hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, de maior peso na Pesquisa Mensal de Comércio do IBGE, respondeu sozinho por 5,3 ponto porcentual (ou 49,2%) do aumento de 10,9% apurado nas vendas do varejo em julho ante igual mês de 2009. Nessa comparação, as vendas dessa atividade registraram alta de 11,0%.

O técnico da coordenação de Serviços e Comércio do instituto, Nilo Lopes, disse que os supermercados estão sendo beneficiados pela queda nos preços dos produtos alimentícios. Ele observou que a desaceleração no resultado do segmento em julho (alta de 0,1%) ante julho (aumento de 1,5%) deve refletir apenas uma acomodação. "Os resultados ante o mês anterior são muito voláteis e é difícil encontrar uma explicação para essa perda de ritmo", disse.

Entre as dez atividades do varejo investigadas na pesquisa do IBGE, o maior aumento apurado nas vendas em julho ante igual mês de 2009 foi registrado em equipamentos de escritório e informática (alta de 20,3%). No entanto, o mesmo segmento registrou o pior resultado na comparação entre julho e junho (baixa de 4,4%). Segundo Lopes, a queda registrada ante junho no setor responde à base de comparação muito elevada de junho (alta de 4,8%) em relação a maio.

Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.