sábado, 2 de outubro de 2010

Após demissões, funcionários do JBS/Bertin iniciam greve

Os funcionários do frigorífico JBS/Bertin cruzaram os braços a partir do meio dia desta terça-feira, mesmo após a empresa ter demitido 180 trabalhadores no dia 10 deste mês.

De acordo com o sindicato de classe, a demissão foi uma maneira de intimidar o movimento de greve.

Segundo informações do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Carnes e Derivados de Campo Grande, há centenas de cabeças de gado estão no pátio do frigorífico, mas os funcionários se recusam a trabalhar no abate.

O vice-presidente do sindicato, Vilson Gimenes Gregório detalhou a situação no frigorífico, localizado na saída para Sidrolândia. “O pessoal do primeiro turno parou por volta de meio-dia. O grupo do segundo turno entrou às 14 horas, trocou de roupa, registrou o ponto e está parado. São cerca de 1.500 pessoas de braços cruzados”, explica Vilson.

Ontem, o sindicato reuniu-se com o frigorífico no MPT (Ministério Público do Trabalho) para apresentação de documentos que comprovem os motivos da demissão de trabalhadores no último dia 10. A entidade de classe alega que a manobra da empresa foi de intimidação, para evitar greve. Já o frigorífico justifica que há falta de animais para abate.

“O pátio está cheio de gado. Tudo isso é conversa, tentando intimidar a gente”, afirma o vice-presidente do sindicato. O Bertin tem cinco dias a contar de ontem para apresentar documentação que justifique as demissões.

Os trabalhadores reivindicam plano de saúde, participação nos lucros da empresa, e fim do turno aos sábados. Não há prazo para a conclusão da greve.

Fonte: Aquidauana News

Um comentário:

  1. quero trabalhar não aguento mais ficar em casa entra logo em negoçiação obrigado...

    ResponderExcluir

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.