quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Carne de frango: previsões da Conab tendem a ser superadas

Como mostrou recentemente o AviSite, a Conab prevê que em 2010 a produção brasileira de carne de frango aumente 6,2%, chegando aos 11,7 milhões de toneladas. Porém, as projeções do órgão em relação à avicultura de corte vão mais além. Pintos de corte: alojamento interno de 5,893 bilhões de cabeças, mais 6% sobre 2009; exportações: 3,687 milhões de toneladas, 1,5% a mais que no ano passado; disponibilidade interna de carne de frango: 8,017 milhões de toneladas, volume 8,5% superior ao ofertado em 2009.

Naturalmente, essas projeções se baseiam em indicadores do próprio setor avícola. Mas embora tenham sido atualizadas em agosto passado, pode-se antecipar – com base nos dados consolidados do primeiro semestre de 2010 – que todos os valores apontados serão superados.

Essa perspectiva fica clara quando se analisam os volumes faltantes no segundo semestre para alcançar a projeção anual: os índices de incremento em relação ao primeiro semestre são muito baixos (+1,4% nos pintos de corte; +1,3% na produção de carne de frango; +4,3% na exportação; e, comparativamente ao 1º semestre – redução na oferta interna).

A análise desses quatro indicadores no quadriênio 2006-2009 aponta que no segundo semestre todos eles apresentam, em média, incremento que varia entre 8% e 9% em relação ao primeiro semestre. Mas mesmo sendo pouco provável alcançarem-se esses índices no segundo semestre de 2010, sem dúvida a expansão será maior que a prevista.

De toda forma, os números da Conab não estão dissociados da realidade. Assim, talvez não seja equivocado estimar-se algo em torno dos 6 bilhões de pintos de corte, pelo menos 11,8 milhões de toneladas totais de carne de frango, exportações de 3,850 milhões de toneladas. O que, por decorrência, vai fazer com que a oferta interna fique em torno dos 8 milhões de toneladas – volume que coincide com os números projetados pela Conab e corresponde a um consumo per capita anual da ordem de 41,5 kg.

Fonte: Avisite

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.