sábado, 16 de outubro de 2010

Homens buscam traços diferentes nas mulheres quando querem um compromisso sério

RIO - Mulheres em busca de um marido devem focar mais em cosméticos do que em roupas, mostra uma pesquisa feita pela Universidade de Austin, no Texas, EUA. Os pesquisadores descobriram que os homens em busca de um relacionamento sério preferem mulheres com feições mais harmônicas, enquanto aqueles que só querem sexo vão atrás de parceiras curvilíneas. O estudo foi publicado na revista científica "Evolution and Behavior" deste mês.

Para os cientistas, a explicação é simples. Instintivamente, homens associam rostos bonitos, com a pele uniforme, livre de manchas e rugas, e com a boca avermelhada com juventude e saúde, dois fatores importantes para quem quer construir uma família. Já um corpo curvilíneo indica fertilidade, o que aumentaria as chances de gravidez mesmo se o caso fosse rápido.

Os pesquisadores americanos analisaram o comportamento de mais de 200 universitários. Nos testes, eles tiveram que olhar a foto de diferentes tipos de mulheres. Em seguida, tinham que responder se namorariam ou apenas teriam um caso com cada uma delas.

Aqueles que diziam não querer um relacionamento sério acabavam escolhendo as mulheres pelas curvas, enquanto aqueles que buscavam uma namorada prestavam mais atenção nas feições faciais. O professor David Buss, que coordenou a estudo, afirmou que o rosto da mulher é o melhor indicativo de sua idade.

- Os traços faciais são nossos melhores aliados na hora de descobrir a idade e a saúde de alguém. Além de preferir um rosto sem rugas ou flacidez, os homens que queriam compromisso prestaram muita atenção ao olhar das mulheres, preferindo aquelas com olhos grandes.

Segundo Buss, olhos grandes e uma boca avermelhada são sinais de feminilidade e altos níveis de estrogênio, um dos hormônios que sinaliza que a mulher está no período fértil.

- Com a menopausa, a face da mulher acaba ficando um pouco mais masculinizada graças a algumas mudanças hormonais.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.