*Reginah Araújo
Ministro cursos de negociação há mais de quinze anos e fico satisfeita em perceber os resultados fantásticos que existem após meus alunos entenderem o que é uma boa negociação.
A sociedade acaba lançando um paradigma de que negociar é coisa de vendedores e executivos.
Mero engano.
Todas as pessoas devem e podem negociar. Aliás, negociamos em todo instante.
Não negociamos apenas serviços ou dinheiro, negociamos emoções, relacionamentos, amizades, empregos, promoções, entrevistas e tantas outras coisas.
Já nascemos negociando.
Quando crianças choramos para negociar leite, atenção, fralda limpa, ficar no colo e por ai vai.
Quando adolescentes negociamos liberdade, vídeo games, chegar mais tarde em casa, uma namorada, amizades.
Quando adultos negociamos casamentos, empregos, promoções, carros, casas, uma saída sem o parceiro, um futebol ao invés da novela ou vice versa e até mesmo um divórcio.
Quantas pessoas não saem de uma separação com uma mão na frente e outra atrás enquanto o outro fica com quase tudo o que muitas vezes nem conquistou na relação.
Motivo? Bom negociador de emoções.
Ganha na separação quem é mais frio e calculista.
Normalmente a mulher perde numa separação porque sai fragilizada e tem muito medo de magoar os filhos.
Resultado? Prefere deixar para lá e paga o preço de se reerguer durante anos e anos.
Nascemos e morremos negociando.
Até no final da vida ainda estamos aprendendo e regateando... Um plano de saúde, um quarto melhor, um hospital mais equipado, o amor de nossos filhos e netos e até mesmo a solidão.
Por que esta resistência de nós brasileiros em negociar?
Ainda está na mente a famosa lei de Gerson.
- Temos de levar vantagem em tudo...
Errado!
A boa negociação é sempre baseada no ganha- ganha.
As duas partes devem sair vitoriosas, portanto vamos aprender um pouco sobre esta arte milenar que só é aperfeiçoada sendo praticada diariamente.
Aprender e negociar TUDO!
Veja agora alguns pontos a serem avaliados numa negociação:
-Ela é justa?
-A Confiança e a Boa Vontade foram preservadas?
-Quais serão as conseqüências em longo prazo? As pessoas não gostam de se sentir manipuladas ou traídas.
-Administrar emoções
-Foi Bom pra Você?
-A negociação ideal é aquela nas quais os dois lados saem com a sensação de ter feito um bom negócio e vontade de negociar novamente com aquela pessoa
-Negociar para o Futuro.
-Em empresas de prestação de serviços devem considerar as dificuldades futuras, do contrário os problemas serão resolvidos no Departamento Jurídico.
Dicas importantes:
-Compreenda as objeções levantadas;
-Saiba ouvir com os olhos, coração e ouvido;
-Seja um detetive, buscando sinais não verbais que poderão ajudá-lo na negociação;
-Faça uma apresentação clara ao oponente. E como seu produto será utilizado por ele;
-Verifique se seu interlocutor tem autoridade e autonomia para negociar;
-Mantenha a paciência e procure não forçar a barra neste estágio inicial. Demonstre sua intenção de buscar uma solução lucrativa para os dois lados;
-Conheça seus limites. Não precisamos fechar todas as vendas, só as lucrativas;
-Use questões abertas para fazer o oponente falar sobre as necessidades, dúvidas e anseios dele.
-Faça uma paráfrase, repita com suas palavras aquilo que você entendeu ser a necessidade e os objetivos do cliente.
-Demonstre controle e autoconfiança. Não discuta e não se intimide. Continue a descobrir mais informações com perguntas bem colocadas...
-Não fique desesperado se houver um momento de silêncio durante as conversações.
-Vá conseguindo um acordo em diversos itens pequenos. Regularmente faça um resumo da negociação.
Negociar é muito bom quando aprendemos que um tostão poderá num futuro próximo se tornar um milhão!
Fonte: Jornal Carreira & Sucesso
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