segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Como funciona o processo de seleção para franqueados?

Apesar de não haver um padrão na hora de escolher um novo empreendedor, alguns passos básicos costumam ser seguidos pelas empresas franqueadoras

Priscila Zuini, de EXAME.com

São Paulo - Para comprar uma franquia não basta ter o dinheiro necessário. Os candidatos precisam passar por um processo de seleção das empresas franqueadoras, que avaliam a afinidade com o negócio e o perfil adequeado para a vaga. Claudia Bittencourt, especialista em franquias, conta como funciona essa seleção:

"O processo de seleção de novos franqueados não é padrão. Cada franqueadora pode utilizar ferramentas e processos que consideram importantes para avaliar o perfil do candidato ideal para operar uma franquia de sua marca.

Porém um processo ideal que consiga selecionar franqueados com o perfil adequado, capazes de atingir os resultados projetados para sua unidade, exige pré-requisitos mínimos que o franqueador deve observar. Um deles é definir previamente qual o perfil ideal do franqueado e com base neste perfil prospectar candidatos no mercado, cadastrando cada um para uma análise.

Parte desta investigação é checar as condições financeiras do franqueado – saber se ele pode assumir o investimento inicial e o capital de giro até o negócio atingir o ponto de equilíbrio – e também o tempo de dedicação ao novo negócio.

Para uma analise de perfil mais detalhada existem várias ferramentas no mercado que podem auxiliar o franqueado, como entrevista com o candidato e apresentação do negócio, conceito da marca, planilhas financeiras e operação.

Caso o candidato mantenha o interesse em continuar no processo de seleção, o franqueador entrega da Circular de Oferta de Franquia, também chamada de COF, e a cópia do contrato padrão. Depois disso, o candidato tem até 10 dias para avaliar estes instrumentos e decidir se assina ou não o contrato com a franqueadora. Neste intervalo ele pode fazer reuniões para tirar dúvidas e esclarecer alguns processos, o que é bastante saudável. Por fim, acontece a assinatura do contrato.

Uma recomendação para o franqueador é resistir à tentação de conceder franquias avaliando apenas a condição financeira do candidato, isso pode ficar mais caro no futuro. Para o franqueado, não decida qual franquia comprar pela afinidade que tem pelo produto, analise bem o dia-a-dia da operação para sentir-se nela."

Fonte: Portal Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.