Por Ronaldo Hofmeister
Isso não é uma receita de bolo mas pode te ajudar a pensar sobre como criar uma imagem positiva da sua marca para deixá-la gravada na mente do consumidor.
1) Defina seu produto ou serviço descrevendo suas características e os benefícios para o cliente.
2) Defina as necessidades e desejos atendidos pelo produto/serviço.
3) Defina seu público-alvo.
4) Se possível tente identificar o tamanho do mercado, ou seja quantos clientes podem comprar seu produto.
5) Analise seus concorrentes, seus pontos fortes e fracos.
Retome a sua definição de produto/serviço e verifique a necessidade de redefini-lo após esta análise preliminar.
Nosso próximo passo é identificar o diferencial do produto/serviço.
6) Identifique as características de seu produto que são significativas e diferenciam a oferta da sua empresa da oferta dos concorrentes. Verifique se atende às características abaixo:
• A característica que diferencia seu produto do produto do concorrente é valorizada por muitos compradores.
• A característica não é oferecida pelos concorrentes
• Você consegue comunicar o diferencial com facilidade
• A característica diferente do seu produto não pode ser facilmente copiada pelo concorrente.
Começaremos agora definir o posicionamento do produto ou serviço:
7) Apresente uma razão concreta para a compra do seu produto ou serviço:
• A melhor qualidade
• O melhor desempenho
• A maior confiabilidade
• A maior segurança
• A maior velocidade
• O menor preço
• O maior prestígio
• O melhor estilo
• A maior facilidade de uso
Responda a seguinte pergunta: Por que o cliente deveria comprar de sua empresa e não do concorrente?
Nosso último passo será comunicar estes benefícios e diferenciais ao mercado
9) Verifique se a marca de seu produto atende às características abaixo:
• Deve sugerir algo a respeito dos benefícios do produto
• Deve ser fácil de pronunciar, reconhecer, lembrar
• Deve ser um nome único.
10) Crie uma mensagem ou Slogan para comunicar este posicionamento
• O conceito básico da mensagem não é criar algo absolutamente novo e diferente, é realinhar as mensagens que já existem. Isso facilita a memorização. A mente humana rejeita a informação que não combina com o conhecimento ou a experiência anterior
• A melhor abordagem para viver nesta sociedade saturada de informação é simplificar a mensagem da melhor forma possível. Para lidar com a complexidade as pessoas aprenderam a simplificar tudo.
• O caminho mais fácil para se chegar até a mente de uma pessoa é ser o primeiro com uma mensagem diferente. Para “fixar” a sua mensagem na mente do consumidor não é preciso apenas uma mensagem, é necessária uma mente que não tenha sido tocada por esta mensagem.
Fonte: Blog Beco com Saída
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