segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Passo a passo para fixar a marca da sua empresa na cabeça do seu cliente

Por Ronaldo Hofmeister

Isso não é uma receita de bolo mas pode te ajudar a pensar sobre como criar uma imagem positiva da sua marca para deixá-la gravada na mente do consumidor.

1) Defina seu produto ou serviço descrevendo suas características e os benefícios para o cliente.

2) Defina as necessidades e desejos atendidos pelo produto/serviço.

3) Defina seu público-alvo.

4) Se possível tente identificar o tamanho do mercado, ou seja quantos clientes podem comprar seu produto.

5) Analise seus concorrentes, seus pontos fortes e fracos.

Retome a sua definição de produto/serviço e verifique a necessidade de redefini-lo após esta análise preliminar.

Nosso próximo passo é identificar o diferencial do produto/serviço.

6) Identifique as características de seu produto que são significativas e diferenciam a oferta da sua empresa da oferta dos concorrentes. Verifique se atende às características abaixo:

• A característica que diferencia seu produto do produto do concorrente é valorizada por muitos compradores.

• A característica não é oferecida pelos concorrentes

• Você consegue comunicar o diferencial com facilidade

• A característica diferente do seu produto não pode ser facilmente copiada pelo concorrente.

Começaremos agora definir o posicionamento do produto ou serviço:

7) Apresente uma razão concreta para a compra do seu produto ou serviço:

• A melhor qualidade

• O melhor desempenho

• A maior confiabilidade

• A maior segurança

• A maior velocidade

• O menor preço

• O maior prestígio

• O melhor estilo

• A maior facilidade de uso

Responda a seguinte pergunta: Por que o cliente deveria comprar de sua empresa e não do concorrente?

Nosso último passo será comunicar estes benefícios e diferenciais ao mercado

9) Verifique se a marca de seu produto atende às características abaixo:

• Deve sugerir algo a respeito dos benefícios do produto

• Deve ser fácil de pronunciar, reconhecer, lembrar

• Deve ser um nome único.

10) Crie uma mensagem ou Slogan para comunicar este posicionamento

• O conceito básico da mensagem não é criar algo absolutamente novo e diferente, é realinhar as mensagens que já existem. Isso facilita a memorização. A mente humana rejeita a informação que não combina com o conhecimento ou a experiência anterior

• A melhor abordagem para viver nesta sociedade saturada de informação é simplificar a mensagem da melhor forma possível. Para lidar com a complexidade as pessoas aprenderam a simplificar tudo.

• O caminho mais fácil para se chegar até a mente de uma pessoa é ser o primeiro com uma mensagem diferente. Para “fixar” a sua mensagem na mente do consumidor não é preciso apenas uma mensagem, é necessária uma mente que não tenha sido tocada por esta mensagem.

Fonte: Blog Beco com Saída

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