segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Quer mudar de área e não tem experiência? Crie um bom currículo

Profissionais que pretendem dar uma guinada em suas carreiras devem mapear possíveis vínculos em sua trajetória profissional que apontem para a nova

Talita Abrantes, de EXAME.com

Na hora de elaborar um currículo para uma área em que não tem experiência, profissionais devem eliminar informações irrelevantes

São Paulo - Entre os primeiros sinais de crise com a carreira e a decisão por partir para outro setor há um longo percurso. Mas as reais preocupações só chegam depois. Quem quer dar uma guinada na carreira, precisa encarar os tortuosos caminhos por uma oportunidade na nova área. E, nesse processo, aprender a gerenciar o fato de retomar à estaca zero, de certa forma.

A preocupação com o currículo é o primeiro pomo de discórdia. Afinal, sem experiência na área desejada, como elaborar um documento com argumentação capaz de seduzir o recrutador?

A solução para esse dilema está na escolha do formato. Se a trajetória profissional foi completamente dedicada a uma área não correlata com o novo setor, não vale apostar em um modelo que valorize sua experiência e os cargos anteriores. Por isso, de acordo com Selma Fredo, consultora da DBM, currículos cronológicos devem ser descartados.

A estratégia, então, é optar pelo modelo de currículo funcional. Nesse formato, competências profissionais e formação do candidato ganham posição de destaque. "O currículo deve ser formatado para servir de roteiro para a entrevista com o recrutador", afirma a consultora.

Seguindo esse raciocínio, não limite, logo de cara, apenas uma área no campo dedicado ao objetivo. De acordo com Selma, a dica é ser menos específico nesse campo. Caso contrário, seu currículo pode ficar contraditório.

Check up

O profissional que quer mudar de área deve investir, então, no campo dedicado às habilidades profissionais e à formação. É nesse espaço que ele poderá driblar o fato de não ter experiência na área e revelar que seu perfil combina com a oportunidade em questão.

Neste ponto, a estratégia não é apenas compilar os principais resultados nas empresas anteriores. Mas, sim, focar nas experiências que tiveram alguma relação com a nova função desejada.


"O candidato precisa mostrar que não está caindo de pára-quedas na nova área", afirma Selma. Por isso, é essencial fazer um inventário minucioso da trajetória profissional antes de começar a elaborar seu currículo.

Nesse processo, é preciso ficar atento aos detalhes. Assim, diante de cada fase da sua carreira fique atento para fatores que vinculem sua experiência com áreas correlatas àquela que você quer seguir agora.

Mas cuidado para não abusar da prolixidade. Escolha apenas aqueles pontos que forem mais relevantes para o cargo em questão. E não se perca em adjetivos vazios. Seja objetivo e direto. Sempre.

Use a carta de apresentação para contextualizar seu currículo. Ali, de maneira generalista e sucinta, mostre que tem condições para assumir um cargo em outra área. Mas não seja redundante. Guarde para a entrevista algumas realizações ou argumentos que não constam no currículo.


Fonte: Portal Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.