sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Seca faz o preço da carne vermelha subir 60% no ano

Peixe e frango são opções mais baratas na mesa do consumidor

Do R7

O preço da carne bovina disparou e só deve começar a cair com a proximidade das festas de fim de ano. O principal motivo é a estiagem que aconteceu em 2010.

No acumulado do ano, segundo a Apas (Associação Paulista de Supermercados), o reajuste no preço da carne já chega a 60%. Nesta semana, a alta foi de 15%.

A explicação para o aumento nos preços está em uma conta simples: menos gado no pasto e aumento no consumo, segundo Tiago Trevelato Albanezi, gerente regional da associação.

- Por causa da seca que a gente sofreu este ano, não tem boi no pasto para matança. Além disso, a melhoria da renda fez o consumo crescer. Então o que aconteceu? A falta do produto e o consumo elevado fizeram o preço da carne subir neste ano todo.

Apesar de as carnes de frango e suína também estarem em alta, elas continuam sendo as opções mais baratas na mesa do consumidor.

A boa notícia, no entanto, é que o alívio no bolso pode estar próximo, segundo Albanezi.

- A gente acredita que o preço da carne não suba mais. Vai estabilizar e talvez até recuar um pouco.

Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.