quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Vale a pena abrir uma loja em shopping center?


Com o boom de shopping centers no país, surgem novas oportunidades para o empreendedor. Mas, antes de investir nesse tipo de negócio, é preciso levar em conta as vantagens e desvantagens de abrir uma loja dentro de um grande centro de compras

Por Patrícia Machado e Marisa Adán Gil

Esta reportagem é um extra da matéria "Agora só falta você", publicada na edição impressa de Pequenas Empresas & Grandes Negócios (ed. 261 - outubro/2010)

Até o final de 2011, 34 empreendimentos serão inaugurados no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Shoppings Centers. É um bom momento para quem planeja abrir uma loja em um shopping. Como há muitas ofertas e os empreendimentos precisam preencher suas vagas, fica mais fácil para o empreendedor negociar as melhores condições para a sua loja.

Instalar sua loja em um shopping significa ter acesso a boas condições de segurança, fluxo garantido de público e boas chances de crescimento. Mas, apesar de a proposta ser atraente, o lojista deve ficar atento. Deslocar o comércio de rua para um complexo de compras exige mudanças na gestão da empresa. Em entrevista a Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Guilherme Baldacci, diretor da GS&MD – Gouvêa de Souza, conta quais são os cuidados necessários para investir nesses empreendimentos.

1. Fique de olho nos gastos

O empresário que abre loja em um shopping terá que arcar com custos altos, que incluem aluguel, condomínio e taxas de publicidade e marketing. O valor do aluguel por metro quadrado é variável. “Não é possível estipular um valor padrão, já que há muitas variáveis”, diz Baldacci. “O segredo está em negociar esse valor com a administração do empreendimento e chegar a preço que não inviabilize o futuro da sua empresa.” Para isso, o pequeno empreendedor deve ter um bom relacionamento com os responsáveis pela gestão do shopping e um plano de negócio estruturado. “O empreendedor precisa saber o quanto pode investir e quais são os custos e saber argumentar”, afirma Baldacci. Também é bom lembrar que o custo com os funcionários será maior, já que eles terão que trabalhar de domingo a domingo, em horários que diferem do convencional.

2. Crie uma estratégia de marketing

Para ser bem-sucedido na empreitada, o empresário terá que estabelecer um plano de marketing que conquiste os frequentadores do shopping. Será necessário treinar os funcionários, deixar o espaço com um design atraente e fazer promoções que atraiam o consumidor para o seu espaço.

3. Escolha entre loja ou quiosque

Quem quiser gastar um pouco menos pode considerar a possibilidade de abrir um quiosque, em vez de uma loja fixa. O primeiro possui um valor de aluguel por metro quadrado mais baixo e um número de funcionários reduzido. Em compensação, o espaço deve oferecer serviços diferenciados para atrair o consumidor. “Quem vai a shopping não vai para visitar quiosque. Para dar certo, o espaço precisa ter algum atrativo”, diz Baldacci.

4. Fique de olho nas franquias

Outra possibilidade para o empreendedor é buscar mascas consolidadas no mercado e propor a abertura de uma franquia em shopping. “Pode ser uma boa estratégia, já que o público se sente atraído por marcas já conhecidas e tem mais dificuldade em apostar numa marca totalmente nova.”

Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios

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