quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Câmara decreta perda de mandato declarado do vereador Cristiano Girão

Rio - A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores do Rio decretou por unanimidade (cinco votos a zero), na tarde desta quarta-feira, a perda de mandato declarado do vereador Cristiano Girão, do PMN. A decisão será oficializada no Diário Oficial desta quinta-feira da Câmara. Girão, que está preso desde dezembro, acusado de envolvimento com milícias , é o primeiro vereador a perder o mandato na História do Legislativo municipal. A punição, devido ao número de faltas, é prevista pelo regimento interno quando um vereador deixa de comparecer a 30% das sessões legislativas, o que ocorreu no início do mês.

A perda do mandato por faltas está prevista no artigo 55, parágrafo 3º da Constituição Federal. O suplente de Girão é José Everaldo Costa, da coligação PTC/PMN, que dará continuidade ao mandato até o fim de 2012.

Fazem parte da Mesa Diretora da Câmara os vereadores Jorge Felippe (PMDB), presidente Stephan Nercessian (PPS), vice-presidente, Carlo Caiado (DEM), 2º vice-presidente, Dr. Jairinho (PSC), 1º secretário e Patrícia Amorim (PSDB), 2ª secretária.

O processo do Conselho de Ética que investiga a conduta de Girão já no exercício do cargo, que também poderia ter como consequência a perda de mandato, fica suspenso por tempo indeterminado.

Apesar da punição, Girão manterá seus direitos políticos. Ele só não poderá se candidatar caso haja uma decisão da Justiça Eleitoral.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.