sábado, 4 de dezembro de 2010

Governo prepara novo plano de desenvolvimento produtivo

O novo programa trará iniciativas destinadas a estimular a inovação tecnológica e apoiar micro e pequenas empresas

Da Agência Estado

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, afirmou que o governo federal já tem pronta uma segunda versão do Programa de Desenvolvimento Produtivo, o que chamou de PDP 2. "O programa está bastante detalhado, pendente de entendimentos finais porque uma parte das medidas tem a ver com tratamento tributário às exportações, que precisa ser aperfeiçoado", disse. De acordo com Coutinho, essa questão envolvendo impostos para o comércio exterior está relacionada tanto ao combate "de certos canais de importação quanto ao aperfeiçoamento de mecanismos de ressarcimento tributário".

Coutinho afirmou que o PDP 2 também vai tratar de questões relativas a concessão de créditos às empresas. "Do lado do financiamento, temos que rediscutir como a atuação do BNDES e do mercado financeiro poderá conjuntamente financiar o investimento industrial", disse. Ele informou que entre as medidas do novo programa, que não têm prazo definido para anúncio, há um conjunto de iniciativas a fim de estimular a inovação tecnológica e de apoiar micro e pequenas empresas.

O momento da divulgação dessas medidas dependerá do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente eleita, Dilma Rousseff. "Eu não sou dono do timing, mas temos que, rapidamente, apresentar uma perspectiva", disse. "Vou traduzir para o governo federal o sentido de urgência."

O presidente do BNDES destacou ainda que as medidas de incentivo a financiamento de longo prazo também estão maduras, mas o anúncio depende do governo. "Isso depende de entendimentos. Eu gostaria que elas fossem anunciadas mais cedo. A iniciativa dessas medidas depende do ministro Guido Mantega (Fazenda)". Luciano Coutinho participou hoje do 5º Encontro Nacional da Indústria, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em São Paulo.

Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.