Caio Lauer
Todos nós já fomos abordados por pessoas oferecendo produtos e serviços, seja no supermercado, shopping centers ou até mesmo na praia. Os responsáveis por essas ações são os profissionais de Marketing Promocional, segmento que vem ganhando cada vez mais força no país, tem apresentado crescimento a taxas superiores aos demais setores da economia e que deve gerar muitos empregos em 2011.
Existe uma capilaridade muito grande no país, tanto de pontos de vendas, quanto de pessoas trabalhando no setor. Atualmente, são mais de 300 mil pontos no Brasil, o que demanda um grande número de profissionais; outro fator são as grandes empresas cada vez mais com interesse em fazer ações de MP, pois permite gerar vendas em curto prazo e posição de marca. Ações onde se encontram demonstradores têm um grande potencial de geração de vendas rapidamente, o que é bom para as empresas, especialmente em movimentos sazonais como natal e verão.
“Produtos como protetor solar, consumo de bebidas e sucos, por exemplo, fazem uso do marketing promocional para impulsionar ainda mais as vendas e fidelizar os consumidores”, aponta Guilherme de Almeida Prado, presidente da Associação de Marketing Promocional (Ampro). Ele afirma que o MP pode ser utilizado no caso da busca de metas ainda não alcançadas: “costuma-se fazer esse movimento no fim de ano, quando a meta da empresa não foi atingida e para fazer com que o produto gire nos pontos de venda”.
Os grandes contratantes desse setor são as agências de MP. Os interessados em atuar no ramo devem procurar esses locais, preencher fichas de cadastro e uma premissa muito forte, -como normalmente, as ações são ligadas a vendas e abordagem pessoas-, é a pessoa ter facilidade em lidar com o público e esse interesse comercial. A maior parte das ações neste meio envolve interação com o público, então é essencial que o profissional tenha essa veia comunicativa. Edison Fox, sócio-diretor da Three Marketing indica o que o mercado espera do profissional adequado: “facilidade de relacionamento com o público, ser desinibido, educado, formação em primeiro grau – para pontos de vendas em abordagem direta -, e pontualidade”. De acordo com Fox, o MP é uma das ferramentas da propaganda que tem muita demanda de trademarketing (voltado para o varejo). “O volume de busca de consumidores nos pontos de venda é muito alto, pois o interessante é buscar essas pessoas no ambiente de compra e embutir o conceito da marca”, revela.
O plano de carreira depende muito do objetivo do profissional e ainda não existe uma grade hierárquica formal na área. O cargo de entrada é o repositor, que abastece as gôndolas de caixa. Mas, no geral, o profissional inicia como promotor/ demonstrador, e se tiver maior desenvoltura, passa a participar de ações mais complexas (normalmente pagam valores mais altos). O próximo nível é o supervisor dos promotores, que lidera os profissionais em determinada ação. Outros cargos relacionados são: “merchandeiro”, que vai ao ponto de venda para instalar as estruturas da publicidade e o promotor que auxilia no registro de pedidos. “Existem carreiras a serem seguidas e em situações diferentes: a temporária e a fixa. Temos casos sazonais, como datas comemorativas, que requerem uma demanda maior, e o fixo que pode ser um promotor de uma loja de celular, contratado por uma agência, por exemplo”, conta Guilherme.
O Marketing Promocional tem se profissionalizado a cada dia, na medida em que o varejo ganha importância para a estratégia das empresas. A verba para investimento na mídia, hoje, se dilui mais do que em tempos anteriores – hoje é muito mais dividida, não é apenas destinada à televisão, revista e veículos tradicionais. “O consumidor, atualmente, entende melhor a função de uma promotora em um ponto de venda e funciona como um relacionamento psicológico, pois o profissional apresenta os benefícios de determinado produto”, comenta Edison. Segundo ele, para o mercado brasileiro, o MP se tornou uma ferramenta muito forte, e aponta que as 10 maiores empresas do ramo são nacionais.
Tendências
A área de consumo é um setor que emprega muito por conta de ações de degustação, principalmente. Porém, produtos de maior valor agregado começam a ganhar destaque no mercado, como celulares e eletrodomésticos em geral. Estes bens necessitam, muitas vezes, de uma orientação e convencimento para o público consumi-los e os promotores que atuam nesse ramo estão muito valorizados. O presidente da Ampro conta que esse promotor ajuda muito no fechamento de uma venda, pois o varejo está mais enxuto e com um profissional orientando o público, a chance de efetivação é grande.
“Abordar um consumidor e explicar, face a face sobre o produto, tem um impacto muito maior. Experimentar um produto e ter esclarecimentos produz uma absorção muito mais impactante do que apenas prová-lo por meio da divulgação da mídia tradicional”, finaliza Guilherme.
Fonte: Jornal Carreira & Sucesso
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