RIO - Pesquisa feita pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revela que 23% dos eleitores entrevistados não lembram o candidato a deputado estadual que votaram nas eleições deste ano. O cargo registra o maior índice de esquecimento. Para deputado federal, 21,7% afirmaram que não se lembram em quem votou. No caso de senador, o esquecimento ficou em torno de 20,6% dos entrevistados.
Foram entrevistadas duas mil pessoas nas cinco regiões do país, entre os dias 3 e 7 de novembro. Um sorteio aleatório selecionou 136 municípios dentro desse universo para entrevistar as pessoas logo após o segundo turno das eleições.
Os entrevistados tinham entre 16 e 70 anos com variação de escolaridade entre a 4ª série do ensino fundamental e o ensino superior completo. A maioria dos entrevistados (32%) declarou ter o ensino médio completo.
Internet aparece como um das principais fontes de informação
A pesquisa também perguntou aos entrevistados qual o principal meio de comunicação utilizado para se informar sobre política e eleições. O resultado mostrou que 56,6% se informam pela televisão e 18,4% por meio de conversa com amigos e parentes. A internet apareceu em terceiro lugar com 9,9%, a frente do jornal impresso, do rádio e de revistas.
Ainda sobre os meios de informação, 79% responderam que assistem com freqüência a TV Globo. Em seguida aparece a TV Record com 60,4%; SBT, com 37,8% e TV Bandeirantes, com 25,6%.
Perguntados sobre a fonte de informação utilizada para se decidir quanto ao segundo turno, 44,2% afirmaram que decidiram sozinhos. Outros 18,8% afirmaram que os debates contribuíram para a escolha em quem votar. Os programas de candidatos na TV contribuíram para a escolha de 15,5% dos eleitores.
A pesquisa revela ainda que 30,3% dos entrevistados viu ou ouviu o pronunciamento, na televisão ou no rádio, do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski.
Fonte: O Globo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.