O fast food ganhou ar gourmet. A cidade está repleta de casas especializadas em hambúrgueres, e a tradicional combinação de pão, carne e queijo ganha novos ingredientes, com receitas criativas
dsilva@jornaldacomunidade.com.br
Redação Comunidade VIP
The Plate’s: opções tradicionais e variedades, como picanha, calabresa e camarãoO típico hambúrguer americano ganhou novas versões, sendo incrementado com ingredientes nobres e cheios de sabor. Antes, era possível encontrar os famosos “sandubas” nas steak houses da cidade. Hoje, Brasília reúne diversas casas especializadas, que investem em diferentes tipos de carne, molhos e pães, além de montarem o hambúrguer de acordo com o gosto do cliente.
O Genaro Jazz Burguer foge do convencional e produz um hambúrguer totalmente gourmet. “Tive a oportunidade de gerenciar uma casa especializada em hambúrgueres gourmet em Londres, e quis trazer esse conceito aqui para Brasília”, conta o proprietário Genaro Macedo. Segundo o expert, para que uma receita entre no cardápio, não basta que seja bom, mas seja “fantástico”. “Todos os ingredientes devem ser destaque. A preocupação começa desde a escolha da alface; o pão e a carne protagonizam o prato”, completa o empresário.
A ideia é trazer as combinações que funcionam na cozinha do mundo todo para o hambúrguer. Um exemplo é o tradicional inglês Fish & Chips, que leva bacalhau, azeitonas pretas e batatas inglesas ao vinagre, servido no pão ciabatta. As novidades da casa são o chicken curry burguer (peito de frango temperado ao molho curry indiano coberto de chutney de manga) e o steak catalan (hambúrguer, fatias de chorizo, linguiça espanhola curada e pesto de tomate seco).
Também fazem sucesso os hambúrgueres veggie, que são preparados com um mix de berinjela defumada, grão de bico e ervas frescas. Uma boa pedida é o veggie take, feito com veggie burguer, cogumelo shiitake grelhado, queijo estepe e pesto de rúcula.
Tradição e inovação
O Genaro Jazz Burguer traz o conceito do hambúrguer gourmet, com ingredientes selecionados e combinações saborosasNo The Plate’s Burguer & Grill há desde os sanduíches tradicionais até aqueles diferenciados, elaborados com picanha, calabresa, frango e até mesmo camarão. “As carnes são todas de fabricação própria e pesam 160 gramas. Nós prezamos pela qualidade; por isso, elas são produzidas para o consumo imediato, sendo apenas resfriadas”, observa o sócio-proprietário da casa, Oliver Santos. Se a pessoa quiser, pode optar pelo pão integral ou a carne empanada.
A casa é toda decorada ao estilo da década de 1960 e o cardápio foi elaborado por um chef paulista com a consultoria da chef Juliana Cestari. Um dos destaques é o hambúrguer tradicional grelhado de 250 gramas, que leva cheddar, tomate, alface, cebola caramelada e maionese. Outra dica é o sanduíche preparado com carne de cordeiro. Entre os molhos, há a opção do gorgonzola, barbecue, tártaro, caesar, vinagrete e queijo. Já o hambúrguer vegetariano é feito com soja, aveia, ervilha fresca, cenoura e abobrinha. Há, ainda, opções para crianças, que levam apenas 80 gramas de carne e tamanho reduzido.
Ambientes descontraídos
O chef Dudu Camargo, que comanda as caçarolas de diversos estabelecimentos da cidade, também entrou na onda das hamburguerias e inaugurou, no mês de abril, o Respeitável Burger. “Temos um público exigente e, por isso, busco investir nos diferentes tipos de cozinha, oferecendo um mix de serviços para meus clientes”, frisa Dudu.
A casa, que funciona 24 horas, ganhou como tema o circo e, no cardápio, os pratos receberam denominações circenses. Entre as sugestões do chef está o globo da morte, cuja receita leva hambúrguer, muçarela, bacon crisp, presunto, ovo, alface, tomate verde e maionese. Se o cliente preferir, pode montar o seu próprio sanduíche. Além dos hambúrgueres, o local também dispõe de cachorro-quente e beirute.
Inaugurado recentemente, o Zacks, no Brasília Shopping, também segue a linha dos enormes sanduíches americanos. A rede de restaurantes carioca possui um ambiente bastante descontraído, com inspiração nos ídolos da televisão e do cinema dos anos 1950 e 1960. No cardápio, há hambúrgueres preparados com diversos cortes do boi, como a fraldinha e a picanha, além do frango, peixe branco e salmão. A sugestão é o appolo 11, feito com dois hambúrgueres de picanha, finíssimos anéis de cebola, duas fatias de queijo prato, alface e tomate, acompanhados de salada verde ou batata frita. Outro item que merece destaque é o marino, um hambúrguer de salmão recheado com cream cheese, molho de alcaparras, tomate e alface americana.
Fonte: Mais Comunidade
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.