Além de ser, para os brasileiros, a mais democrática das carnes, a carne de frango é também, para o mundo, a carne mais ecológica.
Quem mostra isso é a edição nº 286 da Revista Super Interessante, da Editora Abril. Através de um infográfico a revista demonstra que espécie animal – entre bovinos, ovinos, suínos e galináceos – “passa mais despercebida pelo planeta” em termos de conversão alimentar, de consumo d’água (não apenas a consumida pelo animal, mas também a utilizada na manutenção da propriedade, na irrigação, no cultivo e no processamento de grãos), de espaço ocupado por cabeça criada (valores aplicáveis à criação intensiva) e de emissão de dióxido de carbono (CO2, um dos gases do efeito estufa).
Pois o “número 1”, conforme a matéria, é o frango. Porque come e bebe pouco, ocupa um espaço mínimo e apresenta – comparativamente aos outros três animais – a menor taxa de emissão de CO2. Daí a invocação final: “Asas e coxinhas por um mundo melhor”.
Cá entre nós, porém, o frango é ainda mais ecológico que o descrito, já que, para produzir um quilo de carne, necessita de volume menor de ração que o apontado. A revista fala em 2,8 kg, mas hoje já se produz um quilo de carne de frango com até menos de 1,8 kg de ração.
Fonte: AviSite
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.