Cratera abriu na rua e rompeu uma adutora. Vários bairros - Olaria e Ponte da Saudade, os mais atingidos - sofreram estragos provocados pela forte chuva
Nova Friburgo - Mobilização total na prefeitura de Nova Friburgo em conseqüência da tromba d água que caiu na cidade na semana passada. Até hoje, as secretarias municipais contabilizam os estragos em vários bairros, principalmente em Olaria e na Ponte da Saudade. O prefeito em exercício, Dermeval Barboza Moreira Neto percorreu as localidades mais atingidas, verificando os problemas e organizando as ações emergenciais. O secretário de Obras, Hélio Gonçalves Correa, narrou que “uma tromba d’água caiu em direção à Pedra do Imperador e dividiu o grande volume de água entre o bairro Olaria, Ponte da Saudade e a serra”.
Uma tromba d'água caiu em direção à montanha Pedra do Imperador, em Nova Friburgo, e se espalhou sobre dois bairros
Um dos pontos mais atingidos foi a Estrada Prefeito Cesar Guinle, antiga linha férrea localizada na Ponte da Saudade. Uma cratera foi aberta na rua e, em consequência rompeu uma adutora. A assessoria de Comunicação da empresa “Águas de Nova Friburgo” informou que será construída uma nova adutora. A máquina que vai executar o serviço virá do Rio de Janeiro. Outra informação é que, embora esteja suspenso o abastecimento de água na localidade, a empresa já providencia 'manobras de vazão', o que significa que os moradores receberão água potável proveniente de outras adutoras.
Alerta
O secretário de Obras calcula que “serão necessários os recursos de, aproximadamente, R$1 milhão para a realização da obra de contenção de grande porte e como não temos verba, teremos que buscar algo emergencial”. A construção de um muro com mais ou menos 60 metros de extensão, com 30 metros de altura deve demorar 90 dias. Os estragos não foram apenas na Ponte da Saudade. Em Campo do Coelho e Chácara do Paraíso, a chuva causou prejuízos, mas sem vítimas. No bairro das Graças, funcionários fizeram a reposição dos paralelepípedos retirados do lugar com o volume de água da chuva morro abaixo.
Barreiras caíram em alguns bairros, como no Sítio São Luiz e em Vargem Grande, e os moradores disseram que, na hora da forte chuva, um Fusca foi amarrado a um poste para não ser levado córrego abaixo pela correnteza. A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) de Nova Friburgo possui um blog, onde é publicado, diariamente, um boletim. A população pode acompanhar a previsão do tempo, atendimentos, níveis dos rios, entre outras informações.
Em Resende
A Defesa Civil registrou quatro ocorrências de transtornos causados pela chuva. Um dos pontos afetados foi o bairro São Caetano, onde dez residências ficaram alagadas devido ao transbordamento de um córrego que passa pela comunidade. Funcionários de duas secretarias estiveram no bairro auxiliando as famílias com a distribuição de materiais de limpeza, como cloro, desinfetantes, caixas de sabão em pó e vassouras, além de cestas básicas de alimentos e roupas. Outro serviço realizado é a vacinação dos moradores contra tétano.
A Defesa Civil enviou também um documento a AMAR (Agência do Meio Ambiente de Resende) para que seja apurada a denúncia de que o córrego transbordou por causa de um desvio feito para atender a um curral da localidade. A forte chuva que caiu no final da tarde de domingo provocou transtornos ainda aos moradores do distrito de Engenheiro Passos. A tubulação de águas pluviais do local ficou entupida pela terra que desceu junto com a chuva das encostas, o que acabou causando a inundação da Rua dos Diamantes. No meio da semana, no início da madrugada, técnicos da Defesa Civil foram mobilizados para o trabalho de desobstrução da estrada que liga Vargem Grande à Bocaina de Minas, conhecida como Serra do Eme. Devido a uma queda de barreira, a via foi interditada e liberada pela manhã.
Fonte: O Dia On Line
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.