terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Empresa de Nova Friburgo é a primeira a assinar contrato com o BNDES

Uma boa notícia para os empresários que aguardam aprovação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para linhas de financiamento. No sábado, 4 de fevereiro, a AQC Contabilidade Ltda., com sede no bairro Olaria, em Nova Friburgo, foi a primeira empresa de toda a região serrana a ter seu contrato assinado com o banco para obter aprovação de Linha de Financiamento.

A notícia chegou para o contador Afonso Q. Costa, que representa a empresa de 25 anos, como uma esperança para a reconstrução de Nova Friburgo. Mas ressalta que não foi fácil, pois são exigidas 14 certidões, entre elas a de INSS, FGTS, Previdência Social e Receita Federal, consideradas por ele pesadas.

“Conseguimos atender todas as exigências. Somos clientes da Agência de Olaria do Banco do Brasil, o que facilitou. Os bancos se perderam nas regras do BNDES e hoje é bem mais fácil se você já for correntista do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal. Depois de elaborada a proposta, ela é analisada e estudada a capacidade de pagamento. No nosso caso, eles responderam positivamente”, comentou Afonso.

Proposta

A proposta da AQC Contabilidade Ltda. se baseou nos dados divulgados na grande mídia desde o dia 12 de janeiro, quando ocorreu a tragédia em Nova Friburgo. Segundo Afonso, já era anunciada uma queda na economia entre 70 e 80%. Seu escritório de contabilidade, embora não tenha sido atingido diretamente pela chuva, sofreu com a queda de faturamento em torno de 30%, o que compromete a sua folha de pagamento que possui 40 funcionários.

Mas a experiência do contador Afonso não se restringe a ajudar somente a sua empresa. Ele está a frente da Ong Apareça e Cresça, que trabalha com informais através de um Programa de Legalização, em parceria com o Sebrae. Hoje, cerca de 500 empresas clientes do escritório de Afonso entraram com propostas para Linhas de Financiamento do BNDES, sendo que umas ainda estão reunindo documentação, outras aguardando resposta, e quatro outras empresas foram aprovadas na manhã desta terça-feira, 8. “É o momento de reconstruir, reorganizar a economia friburguense para sermos modelo. É preciso levantar a cabeça. ”, destaca o contador.

Fonte: SECOM/NF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.