segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Escola de Samba X Organizações: quesitos para se tornar campeãs

Caio Lauer
Garra, perseverança, positividade, criatividade e emoção são elementos facilmente identificáveis em uma escola de samba. Estas características também são essenciais para que empresas e profissionais alcancem suas metas e objetivos e desde 1994 existe uma grupo liderado pelo Mestre Adamastor, mestre de bateria, que trabalha com a analogia do carnaval com o universo corporativo.

A ideia surgiu de um convite que o músico recebeu de uma profissional de Recursos Humanos do Laboratório Lilly, inspirada em uma apresentação similar na Alemanha. A partir daí, Mestre Adamastor, que trabalhou durante 18 anos no mercado financeiro, começou a aplicar os princípios que regem uma escola de samba para os profissionais. O alicerce básico é fazer as pessoas entenderem que é possível realizar a mesma atividade do dia a dia de formas completamente diferentes. “As empresas sempre buscam a excelência nos produtos e serviços, e o colaborador pode não entender de que maneira pode melhorar para atingir os objetivos do empregador. Mostramos que colocando a emoção e a superação, ligadas ao resultado, o êxito profissional acontece”, relata Mestre Adamastor.

As atividades são basicamente divididas em palestra, com curta duração, e treinamento, com um tempo maior de execução. Na primeira, é feita a associação com a bateria da escola de samba, em que os profissionais, separados por equipes, tocam os instrumentos. Cada grupo se apresenta para os demais para mostrarem o que aprenderam e o objetivo final é que todos toquem juntos, com harmonia, em um tempo muito reduzido – de uma a três horas. Já o segundo formato de apresentação é a montagem de uma escola de samba real com todas as divisões. Esta atividade proporciona que os participantes elaborem todo o planejamento de uma escola, desde o samba-enredo até as fantasias. Mestre Adamastor conta que cada indivíduo percebe que, somente com trabalho em equipe, apoio mútuo, motivação e entusiasmo, pessoas com habilidades e formações diferentes poderão alcançar juntas um resultado excelente. “Assim acontece em uma escola de samba”, explica.

Desde 1994, mais de 300 empresas, de todos os portes e segmentos, contaram com os serviços do músico e segundo o retorno das avaliações, 95% classificam as apresentações como ótimas ou excelentes. Companhias como Coca-cola, Editora Abril, AT&T, BankBoston, Johnson&Johnson, além de universidades, como a USP, já descobriram que quando se une o racional ao emocional os resultados vão além do esperado. Além do Brasil, Mestre Adamastor e sua equipe já passaram por países como Argentina e Uruguai. “A música proporciona e estimula o universo particular da pessoa. Por mais que o momento de convivência nas empresas seja curto, consigo fazer com que as pessoas se remetam a estágios positivos da vida”, diz. Para ele, a atividade tem um peso grande na mudança de comportamento, e não simplesmente na motivação profissional.

Ele relata que entra na atividade com o prenúncio de uma palestra comum, não menciona quem é e nem o que fará realmente. Minutos depois, a bateria da escola de samba entra na sala e o mais interessante é a mudança de comportamento das pessoas. “O meu papel não é ensiná-los nada, mas sim comprovar que cada um possui um grande talento. Ao final da palestra, faço uma comparação da energia que estavam no início e no final”, conta.

As organizações incansavelmente buscam resultados e, muitas vezes, a maior dificuldade é obter as ferramentas corretas para atingir as metas. Um aspecto fundamental da atividade é mostrar para as pessoas que todas têm um talento, mas, muitas vezes, não conseguem extrair esse dom interior. “O interessante é conseguirem perceber que por meio da emoção, podem alterar positivamente seus comportamentos e conquistar os resultados”, finaliza.

Fonte: Jornal Carreira & Sucesso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.