segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Estado entrega ambulâncias e lança Samu na Região Serrana

RIO DE JANEIRO - O vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, representou o governador Sérgio Cabral, na solenidade de entrega de 46 ambulâncias para municípios fluminenses e de lançamento do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) 192 Regional na Região Serrana, na manhã desta sexta-feira, no Quartel Central do Corpo de Bombeiros, na Praça da República 45, Centro do Rio.

As ambulâncias foram adquiridas e doadas às prefeituras com recursos previstos no Orçamento da Saúde em cumprimento de emendas parlamentares apresentadas por deputados estaduais na nona legislatura 2007-2010. Algumas já tinham sido entregues às secretarias municipais de Saúde das cidades mais atingidas pelas chuvas na Região Serrana, como Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis.

– Fizemos acordo com a Assembléia Legislativa (Alerj). Em relação à aplicação das emendas, que anteriormente eram feitas, muitas vezes, não atendendo à real necessidade de determinada cidade, definimos agora com os parlamentares um cardápio de equipamentos que poderia atender de fato ao município. A partir daí, os deputados escolhiam esse cardápio e os municípios que seriam atendidos. Com isso, conseguimos otimizar a aplicação de recursos – explicou Côrtes.

A Secretaria de Saúde e Defesa Civil pagou por cada unidade R$ 104.741,41. Esses veículos, segundo o secretário, somam-se às 170 ambulâncias já entregues anteriormente para municípios de todo o estado, além de vans para transporte saniário.

Côrtes também comentou sobre a entrega, na mesma solenidade, de 20 ambulâncias devidamente equipadas para o Samu Regional 192 na Região Serrana.

– O projeto Samu não entrega ambulâncias simplesmente, mas permite a organização da rede de urgência e emergência, no caso agora para a Região Serrana, mas que já foi implantado na capital, na Baixada Fluminense e na Região Metropolitana Leste. O projeto Samu não visa apenas ao transporte de pacientes – argumentou Côrtes.

Pezão ressaltou que esta é mais uma medida que vai ajudar a Região Serrana a se recuperar da tragédia. Ele ressaltou, porém, o trabalho em geral do Corpo de Bombeiros na região, desde o primeiro dia.

– Ao trabalho extraordinário que esses bravos companheiros, essas pessoas extraordinárias vêm fazendo em todas as sete cidades atingidas pelas chuvas, virando 24 horas por dia, quero deixar aqui nosso agradecimento, do governo do estado e da população fluminense. Ver a força dessa corporação nos estimula a todos a trabalhar e a se integrar a esse esforço conjunto em favor de uma população sofrida – homenageou Pezão.

Também estiveram presentes o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o presidente da Alerj, deputado Paulo Melo, o subsecretário de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Pedro Machado, prefeitos de vários municípios fluminenses e parlamentares federais e estaduais, entre outros.

Fonte: O Repórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.