quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Henriette Fleig: Gerente de Recursos Humanos da Tigre

Maiara Tortorette

Após passar uma jornada na Europa, buscando experiência e aprimoramento profissional, Henriette Fleig, retornou ao Brasil e ingressou na Tigre, líder na fabricação de tubos, conexões e acessórios em PVC no Brasil e na América do Sul , como Gerente de RH.

Nesta entrevista ao Carreira & Sucesso, Henriette fala sobre sua trajetória profissional, os principais desafios do RH nos dias de hoje e ainda destaca os projetos de responsabilidade social realizados pela organização.

Boa Leitura!

Conte-nos sobre sua formação acadêmica.

Sou graduado em Psicologia com especialização em Negócios e Marketing e mestre em Administração de Empresas – foco em Modelo de Liderança. Além disso, realizei diversos cursos na área de Gerenciamento da Qualidade, Gerenciamento de Mudanças Organizacionais, e Gestão Empresarial em instituições como FGV, ISE e FDG.

Conte-nos sobre sua trajetória profissional.

Iniciei minha carreira na área de Recrutamento e Seleção em uma empresa de médio porte na região da Serra Gaúcha. Após dois anos mudei para Joinville, onde atuei na Whirlpool do Brasil e da Europa (Polônia). No Brasil minha última posição foi de RH Site Leader, em Joinville, e na Europa, atuei como Gerente de Desenvolvimento Organizacional para a Organização de Desenvolvimento de Tecnologia da Whirpool Europa envolvendo Polônia e Itália.

Em agosto de 2009 iniciei meu trabalho na Tigre, como Gerente Corporativo de Recursos Humanos, cargo que ocupo até hoje, reportando diretamente ao presidente da empresa.

A Tigre é a empresa líder no Brasil na fabricação de tubos, conexões e acessórios em PVC. Quais os principais desafios do RH dentro da organização?

O RH Corporativo é responsável pelas unidades do grupo Tigre no Brasil e exterior. Ajudar a empresa a cumprir o seu plano estratégico de dobrar de tamanho até 2014, mantendo o alinhamento da gestão entre as diversas unidades e melhorando continuamente para se obter os melhores resultados é o grande desafio do RH hoje. Para tanto, implementação de novos processos de gerenciamento e desenvolvimento de equipes, criação de projetos envolvendo os sistemas de RH e gerenciamento de mudanças têm sido implementados.

A empresa possui programas de responsabilidade social? Quais? Qual a importância destes programas nos dias de hoje?

A Tigre tem como projeto de Responsabilidade Social o Instituto Carlos Roberto Hansen (ICRH) que objetiva a educação de jovens e adolescentes. O programa já beneficiou mais de 425 mil pessoas.

Além disso, a Tigre apóia o Trata Brasil, que busca diminuir o déficit de distribuição de água e de saneamento sanitário no Brasil já que 65% das internações de crianças menores de 10 anos ocorrem por males provocados pela falta de água limpa e esgoto adequado. Também é importante ressaltar a ação desenvolvida pela Tigre no mercado, em que capacitamos 100 mil pessoas por ano na atividade de instalador hidráulico. Ou seja, oferecemos a uma grande parcela da população ativa uma formação técnica que lhe permite a inserção no mercado de trabalho.

A Tigre já recebeu diversos prêmios e esteve 12 vezes entre As Melhores Empresas para se trabalhar no Brasil. A que você acredita que se deva esse reconhecimento? Quais os diferenciais que a Tigre apresenta quanto à prática de gestão de pessoas e a valorização dos seus colaboradores?

A Tigre é uma empresa que prima pelo respeito às pessoas de toda a comunidade, funcionários, consumidores, revendedores e fornecedores. Nossos funcionários têm uma grande admiração pela marca e pela empresa, pois sabem deste respeito e da qualidade de vida que buscamos oferecer. Somos uma empresa em grande crescimento e, assim, de muitas oportunidades. Todos os colaboradores sabem que se buscarem o autodesenvolvimento junto aos investimentos que a empresa vem fazendo nas equipes, poderão crescer junto à empresa em suas expectativas profissionais. Somos uma empresa de oportunidades, um ótimo lugar para se trabalhar.

Quais os objetivos/planos da empresa, e do RH para os próximos anos?

A empresa tem como objetivo dobrar de tamanho até 2014, e para isso o RH tem se empenhado com novos projetos e programas de desenvolvimento para ser um dos braços fortes de sustentação deste crescimento.

Existe algum sonho (pessoal/profissional) que ainda gostaria de realizar?

Com certeza ainda tenho muitos planos e projetos tanto pessoais como profissionais. Estou sempre aprendendo coisas novas e estimulando a busca pelo novo por meio da minha equipe. Não considero que minha tarefa profissional esteja concluída, o cenário muda constantemente e é necessário se antecipar a ele para não ser o alvo, mas o agente de mudanças.

Recado para os profissionais de RH.

Na minha trajetória profissional pude ver o RH crescer em importância para a estratégia do mundo corporativo. Vamos continuar nos preparando para poder inovar, propor mudanças, influenciar e desta forma consolidar cada vez mais esta posição.

Fonte: Jornal Carreira & Sucesso - 414ª Edição

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.