sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Inadimplência sobe 5% em janeiro ante dezembro

Compartilhe Em relação a janeiro do ano passado, no entanto, houve uma queda de 10,09%

Da Agência Estado

A inadimplência das vendas no varejo em janeiro subiu 5,03% na comparação com dezembro de 2010. Em relação a janeiro do ano passado, no entanto, houve uma queda de 10,09%. As informações foram divulgadas nesta manhã pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em levantamento realizado em parceira com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

De acordo com as entidades, a elevação da inadimplência de um mês para o outro reflete o descontrole do orçamento familiar no início do ano, devido à redução do poder aquisitivo das pessoas, em função dos reajustes das tarifas de energia elétrica e ônibus, matrículas escolares, IPTU e IPVA.

Já a queda na comparação com janeiro de 2010 foi avaliada como uma consequência da base de comparação baixa daquele ano, em função ainda da crise econômica mundial.

As vendas no varejo, que são medidas por meio de consultas dos lojistas ao SPC de pagamentos de consumidores feitos por meio de cheque ou compras parceladas, recuaram 35,64% em janeiro, ante dezembro de 2010, porém avançaram 5,38% na comparação com janeiro do ano passado.

Segundo o levantamento, a queda das vendas era já aguardada depois das festas de Natal e ano-novo. O aquecimento da demanda interna foi apontado como principal responsável pela melhora do indicador, quando a comparação é feita em relação ao mesmo mês do ano passado. "A demanda interna, em forte elevação, e a alta disponibilidade imediata de recursos, dois dos motores da economia brasileira em 2010, são também dois fatores que explicam o baixo valor das parcelas devidas em atraso pelos consumidores", destaca a sondagem. Segundo as entidades, em janeiro, 73,53% das parcelas em débito tiveram valor inferior a R$ 250,00.
 
Fonte: PEGN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.