sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Profissionais fazem curso de idiomas para Copa 2014

Oitenta mil profissionais estão aprendendo inglês e espanhol para atender bem os turistas estrangeiros que visitarão o Brasil
Da Agência Sebrae de Notícias

Aliar a simpatia do brasileiro com o acesso a diferentes idiomas. Esse é o objetivo do Olá, Turista!, programa que oferece cursos on-line de inglês e espanhol para profissionais que vão trabalhar na recepção aos visitantes na Copa do Mundo de 2014. O programa é uma parceria do Ministério do Turismo e da Fundação Roberto Marinho. Segundo a assessoria do ministério, todas as 80 mil vagas já foram preenchidas.

O programa está inspirando integrantes da cadeia produtiva do turismo a explorar novos nichos de mercado. “Não vejo a hora de falar em inglês ‘sejam bem-vindos e voltem sempre’”, afirma o agente de viagens Juliano Daldegan, aluno do curso. Ele aproveitou o Olá, Turista! para aperfeiçoar seu inglês e já faz planos de como vai aproveitar o conhecimento adquirido. “Tenho o sonho de montar um restaurante ou uma agência de turismo, mas para isso, pretendo primeiramente absorver o máximo possível de conhecimento”, disse. Hoje ele trabalha em uma grande agência de turismo fazendo reservas em 4 mil hotéis no Brasil.

Para o coordenador nacional de turismo do Sebrae, Dival Schmidt, disseminar o conhecimento de outras línguas é um dos legados que os grandes eventos que estão por vim vão deixar. “Esse é um processo longo, mas que devido o fator motivação, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, está sendo acelerado”, afirma. Ele acredita que dominar uma língua estrangeira representa grande diferencial para profissionais das áreas de transporte e hotelaria, por exemplo.

A assessoria do ministério explica que os cursos são on-line e acontecem nas capitais e demais municípios dos 12 estados sede da Copa do Mundo de 2014: Rio de Janeiro, Bahia, São Paulo, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Amazonas, Ceará, Pernambuco, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná e Distrito Federal. Ao optar por um dos idiomas estrangeiros e iniciar o curso, o aluno tem de três meses a um ano para concluir o programa de estudos, dividido em três módulos (básico, profissional e regional), com duração total de 80 horas/aula.

Metodologia

O primeiro módulo aborda o vocabulário básico, necessário para compreensão de perguntas simples e elaboração de pequenas frases e diálogos. Os outros dois abordam temas desenvolvidos com base nos estudos preliminares feitos pela Fundação Roberto Marinho. Para confecção do material mapeou-se os diálogos mais frequentes em um dia corriqueiro no trabalho de ocupações da cadeia produtiva do setor. Informações históricas e culturais da região também estão incluídas no plano pedagógico. Para facilitar aos participantes o acesso à internet, o programa fez parceria com salas de conexão locais.

Fonte: Portal Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.