segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Saiba quais os desafios da gestão de pessoas e como inovar nas organizações

Maiara Tortorette

O papel da Gestão de Pessoas é buscar e atrair os melhores talentos, desenvolvê-los e estimulá-los a enfrentar os desafios com entusiasmo, superando obstáculos e buscando a autorrealização, além de trabalhar para retê-los. E para contar a história da gestão de pessoas, o papel da liderança, do clima e da cultura empresarial, os instrumentos de gestão da carreira, do conhecimento e do tempo, além de tendências e desafios da área, a editora Campus-Elsevier lança o livro Gestão Humanista de Pessoas, do educador Eugenio Mussak.

A obra traz uma pesquisa de campo em que diversos tipos de profissionais diretamente envolvidos com gestão de pessoas, como presidentes de empresa, diretores de RH, consultores, psicólogos organizacionais, acadêmicos da área, gerentes, funcionários e operários de fábrica, foram entrevistados.

Além de outras coisas, a pesquisa permite entender a diferença entre as diversas visões do tema Gestão de Pessoas, nos diversos segmentos existentes nas companhias, incluindo quem exerce a gestão, quem é gerido e quem aconselha e ensina.

Pensar em globalização, economia, privatizações, sistemas de qualidade, reduções de custos, foco no cliente, competitividade e principalmente na era da informação, é cada vez mais importante, uma vez que as grandes empresas já perceberam que esse “novo ambiente” onde estamos inseridos, influencia e afeta diretamente o mundo corporativo, impactando negativamente as empresas que não acompanharem as mudanças que acontecem no mundo.

Sabe-se que ativo mais importante de uma empresa são as pessoas que nela trabalham, e por isso, as organizações mais atuais estão concentrando seus esforços para valorizar sua força de trabalho, investindo em identificar, desenvolver e conectar talentos, a fim de acompanhar as transformações dos últimos anos, acreditando que o avanço sustentável da competitividade depende do fator humano.

Gestão Humanista de Pessoas
Autor: Eugenio Mussak
Editora Campus-Elsevier - 320 páginas - R$69,90

Todos os dias, muitas empresas desaparecem por não conseguir se reinventar. Todos os dias, executivos ficam exaustos correndo atrás de resultados, porém sem encontrar uma maneira de alcançar suas metas. Com as dificuldades do mercado e as pressões competitivas sem precedentes, muitos empresários e funcionários sentem que, se não fizerem nada, seu negócio corre o risco de desaparecer.

Nesse cenário, a inovação se transforma em um verdadeiro mantra para as organizações. Porém, grandes ideias não bastam. É preciso transformá-las em ações revolucionárias, que alteram comportamentos e culturas, mudam a relação empresa-consumidor e abrem caminho para o sucesso empresarial.

Nesta obra, Thomas Koulopoulos, especialista que já ajudou a revolucionar inúmeras empresas, apresenta uma visão clara sobre como você pode inovar seu negócio a partir do que ocorre nas organizações de ponta. O autor ilustra com dezenas de histórias como as inovações mais dinâmicas são desenvolvidas a partir de um estruturado processo de negócios, fácil de ser aprendido.

Com suas sete lições, mostra o método para entrar na zona de inovação, explorando as ferramentas e os comportamentos necessários para desenvolver a inovação como uma competência essencial e, ao mesmo tempo, gerar maior valor de mercado para o negócio, respeito pela marca e domínio competitivo de longo prazo.

Inovação com resultado
Autor: Thomas Koulopoulos
Editora Gente - 256 páginas - R$ 45,00

Fonte: Jornal Carreira & Sucesso

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