quarta-feira, 9 de março de 2011

O trabalho é grande parte de nossa vida, então…

* Silvana Case

Por que não ser feliz no que faz?

Por que não buscar o que o que te faz feliz?

Vivo intensamente o universo corporativo há 25 anos. Os modismos entram e saem do nosso cotidiano. Porém, a essência é que o ser humano nasce e existe para ser feliz, quer em sua atividade profissional, relacionamentos familiares, de amizade, no mundo acadêmico, entre tantos outros. Não conheço ninguém infeliz que agregue valor a si e aos que estão ao seu redor. Mas vejo tantos infelizes perambulando nas empresas...

Parte da empregabilidade, que todos temos que conquistar e manter, é a felicidade.

Pergunte-se de forma honesta: Tenho empregabilidade? Quais meus projetos de vida? Com eles, onde quero chegar? Tenho foco - defini as metas e as persigo? Meu planejamento para estes projetos existem? Sou apaixonado pelo que faço, ou trabalho somente pelo salário? E, ao final: Sou Feliz?

Caso não tenha as respostas claras, usando de toda sinceridade para consigo mesmo, vá em busca da sua verdade.

Por outro lado, parece que o mundo ficou menor (ou mais próximo) e, sem dúvida, mais sintonizado no Brasil. É o nosso grande momento. Cada vez mais intensamente, as empresas necessitam de profissionais qualificados tecnicamente, com visão global de negócios e, acima de tudo, interessados, comprometidos, com agilidade na entrega e ética. Mas temos que ter em mente e nos prepararmos para os períodos mais difíceis que, com grande probabilidade, virão…

E vejo pouca atenção das pessoas a estes temas – empregabilidade/preparação para o futuro e felicidade.

Parte considerável não tem preparo suficiente e ainda acredita, talvez até mesmo por acomodação, que os governantes cuidarão totalmente do seu povo, e que o Empregador cuidará da sua carreira. Engano!

Você é o foco, você é o Negócio. Cuide e gerencie a sua vida, o seu negócio. Desta forma, escolherá onde quer trabalhar, de acordo com as competências que desenvolveu. Tenha em mente que sua carreira depende só de Você.

Seja líder de si mesmo! Gosto muito de enfatizar a importância de se investir numa Marca Pessoal. Através dela, Você vai mais longe, aumenta a visibilidade.

Necessário termos em mente também a importância da comunicação eficaz, uma das principais ferramentas estratégicas dos relacionamentos bem sucedidos. Através dela, exercemos as funções de planejamento, organização, liderança e controle das ações envolvidas, influenciando positivamente ao nosso redor.

Recentemente, fui convidada a falar sobre o tema para a revista da Ordem dos Parlamentares do Brasil que gerou a matéria intitulada “Socorro...meu chefe é uma…” Espantosa a constatação de um renomado instituto de pesquisa que encontrou que 66% dos funcionários se demitem do seu chefe e não da corporação que os contratou. Estes não são hábeis na comunicação, trazem consigo imaturidade emocional para o cargo de gestor, comprometem os resultados da equipe, dificultam que os talentos aflorem e, consequentemente, os talentos partem para as empresas “vencedoras”.

O Top de RH ADVB, é a valorização das melhores práticas de empresas que são, independente dos seus produtos, agrupamentos de pessoas talentosas e, com certeza, em sua maioria, formados por pessoas felizes, que tornam o ambiente de trabalho agradável e gerador de resultados positivos. Com esta fórmula, ampliadas as chances de reconhecimento e, consequentemente, a felicidade - circulo vicioso!

Todos fazemos parte das corporações. Portanto, todos somos Recursos Humanos. Que sejamos, de preferência, felizes.

Assim... se está insatisfeito com seu empregador, seu superior, sua área de atuação é tempo de mudança pois enquanto há vida…podemos. Ser infeliz é um grande prejuízo!

Para obter algo que você nunca teve, precisa fazer algo que nunca fez” Fernando Pessoa

Fonte: Jornal Carreira e Sucesso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.